quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Lacen implanta sistema de acesso a exames via internet


Com o objetivo de descentralizar os pedidos de exames, o Laboratório Central de Alagoas (Lacen) está implantando um sistema de laboratório aplicado a exames de média e alta complexidade em amostras de origem humana, animal e ambiental. Pelo novo sistema, denominado de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL), o acesso a exames será via internet, o que irá possibilitar a apresentação de resultados em tempo real.
Nesta sexta-feira (7), técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e também do Lacen irão apresentar o novo sistema aos municípios alagoanos. A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Sesau para modernização dos laboratórios públicos e conveniados do Sistema Único de Saúde (SUS). A apresentação será realizada a partir das 8h30, na Faculdade Integrada Tiradentes (FITS), localizada em Cruz das Almas, em Maceió.
O novo sistema irá possibilitar que os resultados sejam acessados pelo Ministério da Saúde (MS), identificando a cidade, o bairro e a rua em que ocorreu algum tipo de agravo. “Esta é uma iniciativa que visa disponibilizar dados laboratoriais para as Vigilâncias Epidemiológicas municipais, estadual e nacional em tempo real”, ressaltou a diretora.
Com o Gerenciamento de Ambiente Laboratorial será possível acompanhar a evolução do exame laboratorial desde a solicitação até a emissão do laudo definitivo. Segundo a diretora do Lacen de Alagoas, Telma Pinheiro, para que isso aconteça e beneficie os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), será informatizada toda a rede de laboratórios públicos, conveniados e privados que realizam exames de interesse de Saúde Pública, segundo determina a portaria 2031 do Ministério da Saúde (MS).
Durante a apresentação do GAL, será divulgado o calendário de treinamento dos técnicos municipais que irão trabalhar com o novo sistema laboratorial, que já foi implantado em 80% dos estados brasileiros e que em Alagoas estará em funcionamento até o final deste ano.
Nesta primeira fase, o sistema será implantado nos municípios de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo, Passo de Camaragibe  e Santana do Ipanema, além dos seis laboratórios das microrregiões. “A meta é que até 2012 os 102 municípios estejam interligados ao sistema”, assegurou a diretora.

fonte: TUDO NA HORA 05/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário