segunda-feira, 21 de novembro de 2011

DENGUE - doença é uma das que têm maior impacto na saúde pública

Você sabia que todo ano, mais de 100 milhões de pessoas no mundo inteiro são infectadas com dengue? A doença é séria e pode levar à morte se o diagnóstico não for feito corretamente. Por isso, saiba agora um pouco mais sobre os sintomas, a evolução e as consequências que a enfermidade pode trazer. Tudo começa por um descuido.

O jarro de flores com água, o bebedouro do cachorro muito tempo sem lavar e, até mesmo, a garrafa que foi guardada com a boca para cima. Todos eles podem ser focos para procriação do Aedes Aegipty, o famoso mosquito da dengue. Ao picar alguém já infectado, o inseto adquire o vírus, podendo transmitir sorotipos diferentes da doença.

Uma pessoa pode ter dengue apenas quatro vezes na vida

Isso acontece porque nosso organismo se torna imune aos sorotipos já adquiridos, ou seja, quanto mais vírus surgirem, mais chances de se pegar dengue. Por ter sinais comuns a diversas doenças virais, é preciso ficar atento aos sintomas.

Na presença desses sintomas, a suspeita da doença deve ser levantada. Procurar um especialista o quanto antes pode impedir a evolução para o quadro grave, conhecido como hemorrágico.

Diagnóstico

A busca pelo diagnóstico correto evita, ainda, a automedicação. Alguns remédios são contraindicados em casos de dengue. O ácido acetilsalicílico, substância presente em muitos analgésicos, pode piorar o quadro.

Tratar a dengue também envolve algumas atitudes que podem ser feitas em casa, como repousar, beber, pelo menos, 2 litros de água por dia e ter uma alimentação rica em frutas e sucos. 


Fonte: Yahoo Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário