terça-feira, 8 de novembro de 2011

Ministro repele demagogia dos privatistas com o SUS

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, deu informações no início da semana sobre a doença e o tratamento do ex-presidente Lula que deixou alguns setores da mídia - que torcem contra o ex-presidente e contra o país - completamente desnorteados. Os defensores da privatização de todos os hospitais fazem agora demagogia sobre as necessidades do SUS (Sistema Único de Saúde), não para defendê-lo de verdade, mas apenas para tentar (em vão) colocar o povo contra o ex-presidente.

Padilha lembrou que o SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. “O Sistema Único de Saúde (SUS) realiza, por mês, mais de 2,5 milhões de procedimentos para tratamento do câncer”, informou o ministro. “Aumentamos em mais de cinco vezes a capacidade de atendimento de câncer”. O titular da saúde informou que todos os medicamentos usados pelo presidente no Hospital Sírio Libanês estão disponíveis para todos os doentes nos mais de 270 centros de oncologia do SUS. E disse também que “os médicos que atendem o presidente no Sírio, atendem também no SUS”. Com menos recursos do que o setor privado, o SUS realiza a façanha de cobrir mais de 80% dos doentes com câncer no país. 

“São quase 30 milhões de procedimentos oncológicos por ano no Sistema Único de Saúde”, disse Padilha. “Várias pessoas estão tratando e curando o câncer. Tratar a doença ajuda as pessoas a perceber que é importante o diagnóstico precoce e enfrentar o preconceito contra o câncer. E a forma como o presidente Lula está lidando com o tratamento vai dar mais esta demonstração”, acrescentou. Segundo ele, “é preciso superar o preconceito contra o câncer, que tem cura”. 

Como os retrógrados insistiam na demagogia, o ministro, ao responder por quê Lula está sendo tratado no Sírio e não no SUS, lembrou que o presidente Lula é tratado pelo Dr. Roberto Kalil há mais de 22 anos. “Eles têm uma ligação muito forte”, disse. E o Dr. Kalil é o mesmo que tratou o câncer do irmão de Lula na rede do SUS. Padilha elogiou o Hospital Sírio Libanês e disse também que, apesar do aumento no número de cirurgias oncológicas realizadas pelo SUS, “é preciso avançar mais para garantir o diagnóstico precoce e o tratamento adequado da doença para todos”. Veja mais informações no vídeo “Força Lula, O Brasil está com você”, no endereço (www.youtube.com/watch?v=_Jtp4hsrV1Y).

Fonte: Hora do Povo


Nenhum comentário:

Postar um comentário