segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Mutirão de saúde leva prevenção ao Benedito Bentes

Cerca de 30% da população morre em decorrência de doenças cardiovasculares 

O conjunto João Sampaio 2, no Benedito Bentes, recebeu um mutirão de prevenção de problemas cardíacos, realizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia em Alagoas, na manhã deste sábado (12), na escola Professor José Tavares. Segundo o órgão, cerca de 30% da população morre em decorrência de doenças cardiovasculares. Problemas no coração são as principais causas de mortes no Brasil, país que teve maior aumento no número de casos registrados.

Essa é a 5° Jornada de Cardiologia, que leva conhecimentos para a prevenção e cuidados com o coração, com palestras voltadas aos leigos. Os médicos tirarão dúvidas da população sobre nutrição, diabete, primeiros socorros e fatores de risco cardiovasculares. “Nós acreditamos que a prevenção pode diminuir e muito o número de pessoas com problemas no coração. Em Alagoas, 8% das crianças e adolescentes já são hipertensos, 15% apresentam excesso de peso e 90% não praticam atividades físicas regulares”, disse Maria Alayde Mendonça, cardiologista participante do evento.

Os trabalhos são voltados aos moradores do conjunto João Sampaio 2, atendendo a 1400 pessoas. No atendimento estão 30 estudantes de medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e 10 médicos.

A unidade móvel do Hemoal e agentes de Saúde que tratam da prevenção da Dengue também estiveram dando apoio no local. Os moradores passaram por exames de glicose e aferição da pressão arterial. “Vim participar porque sempre tive problemas de hipertensão e tomo medicamentos regularmente. Fui informado da palestra sobre nutrição e vim aprender a usar a alimentação ao meu favor”, disse Labeilton Ferreira Soares, de 41 anos. 
Fonte: Gazetaweb.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário