quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Programa incentiva a prática de atividade física

Conscientizar os profissionais sobre a atenção adequada à postura e incentivar a prática de exercícios e pausas durante a jornada de trabalho são alguns dos objetivos do Serviço de Gestão de Pessoas (SGP-HGE), através da Seção de Saúde Ocupacional (SSO), ao implementar uma rotina de cuidados ergonômicos nos setores do Hospital Geral do Estado (HGE).


A iniciativa faz parte do Programa de Prevenção de Riscos Ergonômicos (PPRE), lançado esta semana na unidade hospitalar. De acordo com a enfermeira Rosângela Cavalcante, coordenadora administrativa da Seção de Saúde Ocupacional SSO, a ação consiste em distinguir as situações que podem provocar danos à saúde do profissional e, através de exercícios preventivos, orientações e acompanhamento para minimizar o surgimento de doenças e queixas relacionadas ao trabalho.


“Os riscos ergonômicos podem acarretar doenças, como fadiga, alterações do sono, hipertensão arterial, diabetes, doenças do aparelho digestivo, entre outras. Isto acontece devido a alterações no organismo e no estado emocional. Além de comprometer a saúde do profissional, esses riscos também abrangem sua produtividade e segurança no ambiente de trabalho”, alertou, acrescentando que os riscos ergonômicos também contribuem para o aumento do número de faltas, licenças médicas e readaptação de função.


A fisioterapeuta Priscilla Tosatti, explicou que os aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, esforço físico, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situações de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada e repetitividade devem ser trabalhados pelo PPRE. 


“É possível evitar os riscos que comprometam as atividades e a saúde do trabalhador através do programa. A conscientização da importância das pausas e dos exercícios laborativos é fundamental para a saúde do profissional”, disse.


Segundo ela, o método de aplicação do programa contemplará, em um primeiro momento, os setores administrativos divididos em dois grupos, o de exercícios e orientações e o de acompanhamento laborativo. Posteriormente, os setores da assistência ao paciente serão incluídos no trabalho. As atividades do PPRE acontecerão de segunda à sexta-feira, no início da jornada de trabalho.


Fonte: Alagoas 24 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário