quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Protetor solar em excesso pode afetar a saúde óssea

O verão começa às 03:30 do dia 22 de dezembro. E enquanto muitos sonham em divertir-se nas praias e piscinas, outros não ousam expor-se ao sol. Este é um comportamento de risco para o desenvolvimento da osteoporose, principalmente para pessoas de pele clara. Passar a vida inteira evitando a exposição ao sol pode deixar o organismo deficiente de vitamina D. 

Um número crescente de pessoas - um em cada três adultos - sofre de deficiência de vitamina D devido à falta de exposição ao sol e à má alimentação. Esta condição aumenta o risco de osteoporose e fraturas em até 60%.

É preciso saber que cerca de 90% da vitamina D no nosso organismo é produzida pela pele com a ajuda da luz solar. Os raios ultravioleta convertem o colesterol em vitamina D e, por isso, são importantes para nossa saúde. Algumas pessoas defendem que a vitamina D pode ser conseguida através do consumo de alguns alimentos. Isso, de fato, é verdade, mas apenas uma pequena parte do que precisamos é obtida por meio da dieta.

Exposição solar com equilíbrio

Não há dúvidas que o risco de câncer de pele é real, e que o cuidado com a exposição solar deve acontecer. Há uma linha tênue entre a obtenção de uma quantidade suficiente de vitamina D e o de não ter aumentando o risco de câncer de pele. Usar um protetor solar fator 50, por exemplo, pode diminuir a síntese de vitamina D em 95%, o que efetivamente pára a produção do nutriente no organismo, prejudicando a saúde dos ossos.

Mas, como conseguir aliar a saúde dos ossos com a saúde da pele? É preciso entender que todos precisam de alguma exposição ao sol com a pele desprotegida, mas o tempo desta exposição varia de indivíduo para indivíduo. Em geral, quanto mais rápido sua pele tende a queimar, mais rápido seu organismo produz vitamina D.

Assim, uma pessoa de pele muito clara não precisará mais do que 10 minutos ao sol sem proteção para diminuir as chances de perda óssea. Outra medida útil é a exposição sem proteção em horários em que o sol não está muito forte, ou seja, antes das 10 horas da manhã e depois das 14 horas da tarde.

Saiba Mais

Escolha o seu filtro solar
Novidades de protetores solares
Você sabe se proteger?
Prevenção da osteoporose é fundamental
Em relação à saúde óssea, é preciso um ajustamento fino da dieta e dos níveis de cálcio e de vitamina D, pois, segundo um relatório elaborado pela Fundação Internacional de Osteoporose, quando o assunto é osteoporose, o melhor é prevenir, pois a baixa adesão à terapia por parte dos pacientes é um fator recorrente.

É importante que o paciente com osteoporose saiba que já contamos com medicamentos eficazes e que protegem os pacientes da perda óssea ocasionada pela doença que podem ser administrados diariamente, semanalmente, trimestralmente, mensalmente ou ainda anualmente. Para os que têm problemas c

Fonte: Cada Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário