terça-feira, 8 de novembro de 2011

Vacinação antirrábica imuniza mais de 90 mil cães e gatos no Dia 'D'

    Meta da campanha é vacinar, até o final da semana, cerca de 130 mil animais 

Apesar da chuva que caiu no último sábado (05), a campanha de vacinação antirrábica canina e felina atingiu, no Dia D, um percentual de 71,24% de doses aplicadas, que representam um total de 90.286 cães e gatos imunizados contra a raiva. Realizada pela Secretaria Municipal de Sade (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância à Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a campanha segue com a intensificação da vacina até a próxima sexta-feira (11), mas apenas na área rural da cidade e no CCZ.


Uma grande parte da população respondeu ao chamado que fizemos e garantiu a imunização do seu animal contra a doença, contribuindo para que Maceió continue a evitar a ocorrência de casos de raiva”, afirmou o coordenador do CCZ, Carlos Eduardo da Silva, lembrando que a campanha não era realizada há dois anos.


A meta da campanha é vacinar, até o final da semana, cerca de 130 mil cães e gatos. No Dia D, a SMS facilitou o acesso da população à vacina disponibilizando 197 postos, instalados em unidades de sade e em locais como escolas e associações de moradores. 


Na abertura, realizada na unidade de saúde Dr. João Macário, no bairro Santos Dumont, estiveram presentes os coordenadores dos programas estaduais de Controle da Raiva, Valmir Costa, e de Controle de Acidentes com Animais Peçonhentos, Silvana Evangelista, além do coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió, Ricardo Walker, que representou o secretário municipal de Saúde, Adeílson Loureiro.


Morando nas proximidades da unidade João Macário, Davi Fernandes não se intimidou com a chuva para assegurar uma imunização gratuita para seu cachorro. “É importante vencer até o mau tempo para protegê-lo dessa doença tão terrível”, disse ele.


Até a próxima sexta-feira, as equipes de vacinadores da campanha estarão percorrendo 55 localidades da área rural da cidade, com o intuito de atingir a meta definida para a ação. Para os moradores das demais áreas da cidade, a vacinação gratuita continua à disposição apenas no CCZ. 


É importante lembrar, porém, que cães e gatos só podem ser vacinados a partir de 90 dias de nascido e que a imunização é contraindicada em animais com diarréia ou fêmeas em período de gestação. 

Fonte: Gazeta de Alagoas 08/11/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário