quarta-feira, 14 de março de 2012

Sem acordo, anestesistas param atividades pelo SUS

 Categoria quer isonomia com outros estados;apenas R$ 45 por procedimento
 
Sem acordo no tocante aos valores pagos por procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mais de 100 anestesistas decidiram paralisar as atividades, na manhã desta quarta-feira (14), em Alagoas. Com isso, a categoria deve atender ao público em apenas três unidades de saúde de baixa e média complexidade. Mobilizações, no entanto, estão descartadas.

A interrupção no atendimento, que já havia sido anunciada há um mês pelos especialistas, deve prejudicar o atendimento em várias unidades, como os hospitais do Açúcar, Sanatório, São Rafael, Santo Antônio e Nossa Senhora da Guia, além do Hospital Ortopédico. Os únicos três hospitais que atenderão normalmente são o Hospital Geral do Estado (HGE), Maternidade Santa Mônica e Hospital Universitário.

“Como não temos cunho político algum, não pensamos em fazer protesto ou algo assim. Simplesmente não vamos atender enquanto não formos remunerados com dignidade”, resumiu a presidente da Cooperativa dos Anestesistas de Alagoas (Coopanest), Rose Massuia.

A médica reforça que o SUS paga aos anestesistas uma quantia de R$ 45 por aplicação, quando em outros estados o valor chega a ser até sete vezes maior. “O que nós queremos é isonomia com os outros estados. No caso dos demais convênios, a discussão é sempre bem mais amigável, mas com o SUS nunca avançamos”, reforçou.

Ainda segundo Rose Massuia, a mesa de negociação começou há seis meses e a negociação, segundo ela, permanece 'na estaca zero'. “Eles não querem dar nada de reajuste. Disseram que não tinham condições de dar nada”.

Com a paralisação, apenas 30% dos anestesistas permanecem em atividade. A reportagem da Gazetaweb tentou entrar em contato com a Secretaria de Saúde, por meio de sua assessoria de comunicação, mas não obteve êxito. 
 
Fonte: Gazeta Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário