sexta-feira, 9 de março de 2012

Sesau lança livro sobre análise da situação de saúde em Alagoas


A situação da Saúde Pública de Alagoas será apresentada aos secretários municipais do Estado, na segunda-feira (12), durante o lançamento do livro Análise da Situação de Saúde, que traz números e informações sobre os 102 municípios. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), irá acontecer no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, das 8h30 às 17h30, quando serão discutidas estratégias e políticas públicas para trabalhar os dados negativos apresentados.

O livro apresenta uma compilação de relatórios produzidos por técnicos da Sesau, captados no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), Sistema de Informação Hospitalar (SIH), Sistema de Informação Ambulatorial (SIA) e Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por meio deles, os técnicos puderam retratar de forma fidedigna a situação de saúde e seus principais problemas, apresentando um retrato de cada município, que irá subsidiar ações para beneficiar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a diretora de Análise da Situação de Saúde, Alessandra Viana, as informações disponibilizadas no livro irão possibilitar que os técnicos municipais e estaduais possam planejar ações de prevenção e controle de doenças, assim como de promoção à saúde. “Com os dados em mãos, os secretários e técnicos municipais poderão contar com uma ferramenta para a construção de uma abordagem intersetorial e integral da saúde, referendada pelo Sistema de Planejamento do SUS”, destacou.

Alessandra Viana salientou que a publicação segue um padrão que facilita a compreensão dos técnicos, para subsidiar na tomada de decisões, além de disponibilizar indicadores epidemiológicos e operacionais relacionados a doenças e agravos caracterizados como problema de saúde. Ela também irá auxiliar na elaboração de análises contextuais, utilizadas na formulação de políticas e na avaliação de intervenções específicas e demonstração da atuação governamental no âmbito do SUS, fornecendo referencial para projeções e inferências setoriais, além de contribuir para a transparência das ações desenvolvidas na saúde.

Experiências bem sucedidas – Ainda durante o evento, serão apresentadas experiências bem sucedidas que foram desenvolvidas pelos municípios, com ênfase na Promoção à Saúde. Os trabalhos serão avaliados por uma equipe técnica do Diretoria de Análise e Situação de Saúde (DIASS).


Fonte: Cada Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário