quinta-feira, 26 de abril de 2012

Município inicia campanha de vacinação contra a gripe no dia 05 de maio


     A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Programa Nacional de Imunização (PNI) no município, dá início, no dia 05 de maio, definido como Dia D de Mobilização, à Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, em todas as unidades de saúde. A Campanha será estendida até o dia 25 de maio.

     Desde o ano passado, a imunização contra o vírus da gripe – antes direcionada apenas aos idosos acima dos 60 anos – foi estendida pelo Ministério da Saúde a crianças de 6 meses a 2 anos e gestantes, ampliando a cobertura da vacina e reduzindo complicações geradas pela doença nesse período chuvoso. Em 2011, a cobertura vacinal contra a gripe atingiu 84% desse público-alvo no país.

     Segundo a Coordenação do PNI, o município está reunindo todos os esforços para repetir os resultados positivos das campanhas anteriores, garantindo à crianças, gestantes e idosos sua dose de proteção contra a doença. A imunização já teve início, porém, nos abrigos da capital e para idosos acamados, que vêm sendo visitados por uma equipe de vacinadores. O agendamento de solicitações pode ser feito pelo telefone 3315-5221.

     PROGRAMAÇÃO – A programação da campanha inclui também a disponibilização de postos estratégicos em locais de grande movimentação, como shoppings e hipermercados da Capital. No Dia D, os postos volantes também garantirão a aplicação da dose em locais como escolas e associações de bairros. Devido ao fato da vacina ser aplicada de forma injetável, a Coordenação do PNI aconselha aos pais levarem as crianças à unidade de saúde, onde elas poderão ser atendidas individualmente na sala de vacina, evitando que se assustem com o choro de outras crianças. É bom lembrar ainda que a vacina só não deverá ser administrada nas pessoas que apresentem sintomas como diarréia, vômito intenso e febre alta.

     GRIPE – Causada pelo vírus Influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório e por mais que não seja considerada uma doença grave, pode levar à morte, sobretudo quando aparece associada a outras complicações mais graves, como traqueobronquite ou pneumonia, esta responsável por um grande número de internações hospitalares no país. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38 graus, seguida de dores musculares, de garganta e de cabeça e tosse seca. A febre é o principal sintoma e dura em torno de três dias.

     O Brasil é um dos poucos países a oferecer, desde 1999, a vacina gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Ministério da Saúde, a imunização anual pode evitar cerca de 40 mil internações, reduzindo consideravelmente o número de mortes nessa idade. O MS recomenda ainda que, em qualquer suspeita, o paciente procure imediatamente orientação médica.


Fonte: Assessoria de Comunicação / SMS
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário