quinta-feira, 24 de maio de 2012

Sessão científica apresenta pesquisas sobre o Sistema Único de Saúde


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Superintendência da Gestão e Participação Social, realiza nesta sexta-feira (18) uma sessão científica, que vai apresentar quatro pesquisas científicas voltadas para o Sistema Único de Saúde (SUS). A apresentação acontece a partir das 9h, no auditório da Gerência de Ciência e Tecnologia – prédio anexo à Sesau.

As pesquisas científicas para o SUS são do edital 2008/2009 e tem a finalidade de contribuir para a formação da capacitação instalada em pesquisa no Estado, como também com o esforço mundial e nacional na construção de uma cultura de ciência e tecnologia em saúde. Ainda tem a função de instrumento de gestão e programação das ações para incorporação do SUS.

As pesquisas a serem apresentadas são “Atenção à Saúde dos pacientes com Deficiência Mental atendidos pelo SUS de Alagoas”, coordenada por Carlos Guilherme Porciúncula; “Estudos de Polimorfismos Genéticos em pacientes epilépticos”, de Daniel Leite Góes Giatí; “Caracterização de aspectos essenciais para o planejamento da Atenção à Saúde de pessoas com fendas orofaciais no SUS”, tendo como coordenadora Isabella Lopes Monlleó; e “Atenção integrada em saúde a pacientes com ambiguidade genital em hospital terciário do SUS”, de Susane Vasconcelos Zanotti, que será apresentada por Isabella Lopes.

De acordo com Betânia Cotrim, gerente de Ciência Tecnologia em Saúde da Sesau, Alagoas vem nos últimos anos contribuindo para o fortalecimento das ações de Ciência e Tecnologia em Saúde, com a construção de local adequado de funcionamento, dotação orçamentária para ações do setor e apoio logístico aos eventos. A pesquisa regional visa reduzir as desigualdades regionais em Ciência e Tecnologia, criando uma cultura para utilizar a melhor evidência científica para resolver seus problemas de saúde.


Fonte: Cada Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário