sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Sem sangue A, B e O Negativos, Hemoal apela por doações

Com o estoque de sangue A, B e O Negativos zerado, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) necessita de doações em caráter de urgência. Isso porque, além das cirurgias eletivas e dos pacientes hematológicos, o Hospital Geral do Estado (HGE) precisa realizar transfusões nas vítimas de acidentes de trânsito e nos feridos por arma branca e de fogo.

Uma situação que, segundo a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, pode ser sanada com o aumento do número de doadores voluntários de sangue. “Nossa carência é permanente porque, apenas 2% dos alagoanos que têm entre 16 e 67 anos de idade, são doadores fidelizados”, evidencia.

Verônica Guedes ressalta que doar sangue é um gesto que não traz problemas à saúde. Primeiro, porque o sangue é reposto pelo organismo em até 24 horas e, principalmente, por se tratar de um procedimento totalmente seguro, sem nenhum risco de contaminação.

“Todo o material utilizado pelo Hemoal é descartável e a unidade segue as diretrizes da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]. Com isso, as pessoas não precisam ter medo e, caso tenham algum receio, podem se dirigir à unidade Trapiche ou Farol, a fim de esclarecer suas dúvidas”, informa a diretora.

Quem pode doar – Ainda de acordo com ela, caso prefiram, podem enviar um e-mail para hemoal@saude.al.gov.br ou ligar para (82) 3315 2109. “Para doar sangue o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. Ele deve ter idade entre 16 e 67 anos, no mínimo 50 kg, e portar um documento de identificação com foto”, esclarece a diretora do Hemoal.

No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal . “Já as gestantes e lactantes não podem doar sangue e, para repetir o procedimento, deve-se respeitar um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres”, salienta Verônica Guedes.

Onde doar – Os candidatos à doação de sangue podem se dirigir ao Hemoal Trapiche, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Caso prefiram, podem se deslocar até o Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, que atende de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 11h.

Para os voluntários do interior, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar). O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h as 12 e das 14h às 18h, na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca.
 
Fonte: Sesau

Nenhum comentário:

Postar um comentário