quinta-feira, 29 de novembro de 2012

SINDAS é Eleito com a maior votação para o Conselho Municipal de Saúde


O SINDAS/AL foi eleito com a maior votação do seu seguimento para o Conselho Municipal de Saúde (CMS), através do seu secretário Geral, Mauricio Sarmento, no processo eleitoral realizado na quarta - feira (21) que elegeu as entidades que vão fazer parte do colegiado pelos próximos anos. 

A eleição se deu por meio das Plenárias dos Segmentos. Assim, as entidades postulantes foram divididas conforme suas representações: usuários, trabalhadores e prestadores de serviço em saúde.
Como estabelecido na Resolução CNS nº 453/2012, que dispõe sobre a instituição, reformulação, reestruturação e funcionamento dos Conselhos de Saúde, a formação do Conselho Municipal se dará da seguinte forma: 50% de entidades e movimentos representativos de usuários; 25% de entidades representativas dos trabalhadores da área de saúde; 25% de representação de governo e prestadores de serviços privados conveniados, ou sem fins lucrativos.

Após um período de discussões, cada segmento elegeu, dentre as entidades habilitadas, as titularidades e as respectivas suplências, correspondente ao seu segmento. No segmento dos usuários foram eleitas 12 representações para titular, 12 para suplência. Já o segmento dos trabalhadores ficou com 6 vagas para a titularidade e 6 destinadas às suplências. Entre os prestadores de serviços de saúde a representação ficou garantida com 6 titulares e respectivas suplências.

De acordo com Flavia Melro presidente da Comissão Eleitoral do CMS, as eleições ocorreram normalmente. Para ela, o processo eleitoral reafirma a importância da participação social para o fortalecimento da democracia participativa. "As eleições fortaleceram a participação social e o controle social do Sistema de Único de Saúde (SUS). Todos os segmentos tiveram uma participação efetiva e um rico debate, respeitaram as regras e mantiveram o respeito uns aos outros. Com isso o CMS sai fortalecido neste processo", ressaltou.

A posse das novas entidades e movimentos acontecerá no próximo dia 05 de dezembro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário