sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Aproveite as festas sem prejudicar a saúde

Ministério da Saúde orienta como fazer parte das comemorações de Natal e Ano Novo sem sobrecarregar o organismo

Panetone, farofa, carnes recheadas, vinho, maionese, doces e massas. Essas delícias que alegram as mesas durante as festas de fim de ano, quando consumidas em excesso, podem representar um perigo para a saúde e a boa forma.

A coordenadora de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, alerta que é importante ficar atento aos excessos. De acordo com a especialista, o ideal é exercer o princípio da moderação. "Muitas vezes a pessoa ganha dois ou três quilos e acha difícil recuperar o peso anterior. Voltar à forma vai exigir um esforço muito maior em termos de prática de atividade física e de controle do consumo alimentar”, explica. Mas ela salienta que a questão não é apenas estética. “O excesso de peso está associado a um conjunto de doenças de alta prevalência, incluindo hipertensão e diabetes, que hoje no país constituem um problema que acomete as diferentes faixas etárias e de renda.”

Para evitar os quilinhos extras e manter a saúde em dia, a nutricionista recomenda como aproveitar as ceias em família sem precisar cometer excessos: "Comece sempre pelas saladas, pelas frutas, e depois faça a opção por carnes que sejam mais magras. Evite o consumo de massas com caldos muito gordurosos, à base de queijo e leite. Consuma o suficiente para você participar da refeição, entendendo a alimentação como um momento de convívio social, e se deliciar com as comidas gostosas, mas ao mesmo tempo manter o princípio da ponderação”.

CONSUMO DE ÁLCOOL- Patrícia Jaime também falou sobre a importância da hidratação para quem vai ingerir bebidas alcoólicas durante as festividades de dezembro. Segundo ela, beber água entre um copo de álcool e outro é fundamental para proteger o organismo e evitar consequências desagradáveis no dia seguinte, como enxaquecas, dores estomacais e diarréias. Assim como para a alimentação, o consumo de bebidas alcoólicas também deve ser visto com moderação. A ingestão regular e excessiva de álcool é um importante problema de saúde pública e está associado a uma grande proporção de acidentes, violência e mortes, em casa e nas estradas. Mas se o excesso for inevitável, a hidratação à base de água e sucos de frutas ainda continua sendo a melhor opção de tratamento. Caso os sintomas não desapareçam, a pessoa deve procurar imediatamente por orientação médica.  

Fonte: Agência Saúde – Ascom/MS
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário