segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Acesso a universidades: inscrições para o Sisu estão abertas; faça a sua

A partir desta segunda-feira (7) estão abertas as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2013, que seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior por meio da nota Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O período de inscrições vai até o dia 11 de janeiro.
 
No total, serão oferecidas 129.279 vagas em 3.751 cursos de 101 instituições – incluindo a maioria das universidades federais.
 
 
Para se inscrever, o candidato precisa ter feito o Enem no ano passado e não pode ter tirado nota zero na prova de redação. Com o número de inscrição e a senha do Enem 2012, o estudante deverá selecionar duas opções de curso.
 
Ao fim de cada dia, o MEC (Ministério da Educação) disponibilizará as notas de corte de cada curso de acordo com o número de vagas e o nível dos inscritos. A nota de corte será a do último candidato qualificado para a vaga até aquele momento. Com isso, os candidatos terão uma noção mais clara de suas chances e poderão, até o fim das inscrições no dia 11 de janeiro, optar por outro curso em que as possibilidades de conseguir a vaga com sua nota sejam maiores. Quanto mais concorrido o curso, maior deve ser a nota de corte.
 
A primeira lista de aprovados do Sisu será divulgada no dia 14 de janeiro e as matrículas deverão ser feitas nos dias 18, 21 e 22 do mesmo mês. Já a segunda chamada deve ocorrer no dia 28 de janeiro, com as matrículas nos dias 1, 4 e 5 de fevereiro. Nos casos em que as vagas não forem preenchidas, haverá abertura de uma lista de espera entre 28 de janeiro e 8 de fevereiro.
 
Fonte: TNH1

Nenhum comentário:

Postar um comentário