segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Município reforça ações de combate à dengue em 18 bairros de Maceió

Mobilizadas em atividades pontuais por toda a cidade, as equipes do Programa de Combate à Dengue da Secretaria de Saúde de Maceió continuam a realizar a intensificação de ações de controle de focos do mosquito Aedes aegypti na Capital. Para reforçar as ações de campo, os agentes de endemias estarão percorrendo, a partir deste sábado (19), todos os bairros que vêm apresentando significativos índices de infestação, especialmente em áreas nobres, levando orientações e estimulando a adoção de uma atitude consciente por parte da população.
 
A ação deste sábado terá início às 9h e ficará concentrada nos bairros de Ponta Verde, Pajuçara, Ponta da Terra e Poço, que registram um índice de infestação predial maior de 3%. Nesses bairros, os focos do mosquito da dengue foram detectados nos chamados depósitos fixos – tanques, calhas, lajes, etc. – encontrados em canteiros de obras e borracharias.
 
Durante a semana, a atividade se estenderá aos bairros de Ipioca, Pescaria, Riacho Doce, Garça Torta, Guaxuma, Jacarecica, Cruz das Almas, Jatiúca, Mangabeiras, Jaraguá, Centro, Levada, Chã da Jaqueira e Chã de Bebedouro, que também apresentaram índices preocupantes de infestação no 1º ciclo de 2013 do Levantamento de Índice Rápido (LIRAa), realizado no período de 07 a 09 deste mês.
 
Nas visitas – repetidas a cada 20 dias – as equipes procuram, além de orientar e conscientizar a população, eliminar os depósitos inservíveis e, quando necessário, tratar os depósitos com larvicida. Os bairros que já tiveram casos notificados – Tabuleiro (6), Ponta Verde (3), Jatiúca (2), Bebedouro (1), Jacintinho (1), Jardim Petrópolis (1), Pinheiro (1), Poço (1), Prado (1) e São Jorge (1) – está sendo aplicado um bloqueio de transmissão, evitando a proliferação de focos do mosquito e um consequente surgimento de novos casos.
 
“Os agentes do município têm trabalhado para conter o avanço da dengue na Capital, chamando a população a fortalecer essa luta, mantendo-se alerta aos cuidados adequados, especialmente nos locais onde há uma grande necessidade de armazenamento de água. Cada um precisa fazer sua parte”, afirma o coordenador de Endemias da SMS, Paulo Carvalho, ressaltando que o número de casos notificados este ano (18), representa uma redução de 82% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou a notificação de 100 casos.
    
Fonte: Assessoria de Comunicação/SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário