terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Secretaria Municipal de Saúde anuncia normas para atendimento

O secretário municipal de Saúde, João Marcelo Lyra, anunciou a normatização do atendimento nas unidades maternais da rede credenciada junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a portaria, que será publicada esta semana no Diário Oficial do Município, todas as unidades serão obrigadas a manter equipe mínima composta por anestesiologista, pediatra e ginecologista. A medida visa, sobretudo, garantir o atendimento em todas as unidades maternais e reduzir a superlotação nas unidades consideradas de referência, a exemplo da Maternidade Escola Santa Mônica.

As metas estabelecidas pelo gestor da saúde foram apresentadas na tarde desta segunda-feira (21) durante uma reunião na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que contou com a presença de representantes de várias unidades, além de técnicos da SMS. O secretário de saúde informou, ainda, que a portaria prevê a realização de auditorias para acompanhar o cumprimento da determinação nas unidades.
João Marcelo Lyra destacou a importância dos parceiros e anunciou medidas austeras que buscam assegurar atendimento de qualidade às gestantes da capital. O secretário citou a desestruturação global da rede de atenção básica, cujo diagnóstico foi apresentado ao Ministério da Saúde, mas voltou a destacar que a nova gestão está empenhada em mudar essa grave realidade.

Ministério da Saúde

Na próxima quinta-feira (24), o secretário de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, chega a Alagoas para avaliar a situação na capital. O representante do MS também deverá intermediar a implantação das medidas anunciadas pelo secretário João Marcelo Lyra.

Além das diretrizes, o gestor informou que negocia junto a duas unidades de saúde a criação de novos leitos de obstetrícia, entre 30 e 50, na capital alagoana. Haverá, também, um reforço na comunicação entre as unidades maternais e o Complexo de Regulação de Serviços de Saúde (Cora), que regula a quantidade de leitos disponíveis no município.

O gestor da saúde municipal classificou as medidas anunciadas como um plano de ação emergencial e voltou a ressaltar a excelência dos parceiros.

Fonte : Cada Minuto
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário