quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

SMS promove reunião com diretores de Unidades de Saúde

Com o intuito de atuar para que o serviço prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) seja melhorado a cada dia, procurando sempre discutir as necessidades da saúde da população, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), promoveu, na manhã desta quinta-feira (10), no auditório do órgão, uma reunião com os diretores médicos e administrativos das unidades do município para fazer um levantamento da realidade de cada uma, apresentar os aspectos do modelo que a organização irá admitir e restituir a comunicação entre a sede do órgão e as unidades de saúde.
 
O secretário municipal de Saúde, João Marcelo Lyra, deu início à reunião esclarecendo que o foco de sua gestão será a humanização, priorizando além do tratamento respeitoso no atendimento aos usuários, o acompanhamento integrado, conectado e que funcione em rede, para que o usuário seja compreendido como um todo. Outro ponto destacado pelo gestor foi o investimento em capacitações para os profissionais atuantes na saúde pública, pois o conhecimento proporcionará uma saúde de qualidade para a população.
 
“Essa nova gestão será focada em pessoas, pois não adianta reformar a unidade de saúde, nem sua estrutura física se a população continuar sentindo que não está sendo bem tratada. Investiremos em pessoas e em suas potencialidades, através das capacitações direcionadas a todas as esferas. Estando dentro da lei e do orçamento, daremos à nossa equipe a arma do milênio: o conhecimento.”, reforçou Lyra.
 
De acordo com o gestor, nas chamadas salas de situação acontecerão reuniões periodicamente para que toda equipe esteja atualizada acerca dos indicadores – normalmente repassados pelo Ministério da Saúde (MS) – a exemplo da cobertura vacinal e dos dados da Rede Cegonha e do Pré-Natal, entre outros, para que sejam discutidas as necessidades de transformações dos métodos de trabalho.
 
“Não é só quantidade de atendimento que almejamos, a produção tem que vir com o coeficiente de qualidade. Vamos acompanhar o desempenho das unidades de saúde, e quando ele não estiver satisfatório ouviremos as explicações da direção, para tomarmos as providencias cabíveis”, informou.
O encontro contou também com a colaboração do coordenador de Suprimentos da SMS, Marcondes Feitosa, da diretora de Atenção a Saúde (DAS), Tânia Kátia de Araújo, e do consultor de gestão pública, Guido Azevedo. De acordo com o consultor, para reestruturar um órgão como a SMS, é necessário determinar que modelo será admitido na instituição, conhecer o local de trabalho e compreender qual será seu principal objetivo, para então, realizar as transformações. Ainda segundo Guido, para um melhor acompanhamento de desempenho, é fundamental que seja utilizado um plano de trabalho que será apresentado em reuniões sistemáticas de monitoramento, como definiu o secretário.
    
Fonte: Assessoria de Comunicação/SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário