quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Gestores de Saúde participam de reunião de acolhimento

 

Gestores de Saúde participam de reunião de acolhimento
Gestores de Saúde participam de reunião de acolhimento
 
O secretário de Estado da Saúde (Sesau), Jorge Villas Bôas, participou, nesta terça-feira (5), da reunião de acolhimento aos gestores municipais da Saúde, que teve o objetivo de aproximar secretários e técnicos do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), aconteceu no auditório do Maceió Mar Hotel, na Ponta Verde.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, é preciso inovar a gestão pública e implantar novas políticas para garantir resultados. Para isso, é preciso o compromisso e uma gestão voltada para eficiência, com base na qualidade e planejamento.

“No atual cenário, trabalhamos de acordo com a realidade. Até 2007, os recursos estaduais não eram transferidos para os municípios. E o marco do governo Teotonio Vilela Filho é a contrapartida do Estado para a Atenção Básica e a Média e Alta Complexidade dos municípios”, disse Jorge Villas Bôas.

O presidente do Cosems/AL, Pedro Madeiro, deu as boas vindas aos 80 municípios representados durante a reunião. “O desafio de organizar o SUS traz a necessidade de buscarmos novas informações de modo integrado. Dessa forma, devemos pensar na prestação de serviços de forma regionalizada, visando a garantia de recursos”, pronunciou, que enfatizou ainda a atuação da Atenção Básica na redução da mortalidade infantil no Estado.

A promotora pública Micheline Tenório tratou do duplo desafio dos novos gestores de salvar vidas e cumprir a legislação. “O SUS tem grandes problemas, mas é também representa a solução, pelo fato de ser a nossa política inclusiva”, disse. Segundo ela, o novo Ministério Público tem uma visão social, que vai auxiliar a gestão por meio da legalidade.

O superintendente de Atenção à Saúde da Sesau, Sival Clemente, que é ex-presidente do Cosems/AL, evidenciou que o Conselho tem grande importância na Saúde de Alagoas e que deve estar acima de qualquer interesse, voltando-se às necessidades dos municípios alagoanos. “Precisamos fortalecer essa entidade e, junto ao Estado, realizar a cooperação técnica e financeira, priorizar a Atenção Básica, garantir mais recursos, ordenar e regular o sistema e fortalecer os serviços com foco regional”, declarou Sival Clemente.

Ainda participaram da solenidade a vice-presidente do Cosems, Inês Brandão; o presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Benedito Alexandre; o prefeito de Pariconha, Fabiano Ribeiro, representando o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA); o secretário de Saúde de Arapiraca, Ubiratan Pedrosa; e a apoiadora do Ministério da Saúde em Alagoas, Sônia Moura.
 
Fonte: Ascom/Sesau

Nenhum comentário:

Postar um comentário