quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Inscrições nos cursos gratuitos do Pronatec começam em 1º de abril

Pronatec oferta mais de 10 mil vagas
 
Pronatec oferta mais de 10 mil vagas
 
 
As inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) estarão abertas de 1º a 12 de abril e o início das aulas está programado para o dia 22 de abril.
 
Ao todo, são ofertadas 10.395 vagas em cursos gratuitos de diversas áreas, direcionados a alunos da rede pública estadual regularmente matriculados no Ensino Médio e que desejam realizar um curso profissionalizante.
 
Serão implantadas duas grandes centrais de inscrições em Maceió e Arapiraca, conforme explica a secretária adjunta de Educação e gestora do programa em Alagoas, Josicleide Moura. “Teremos uma central de inscrições instalada no Cepa e outra também em Arapiraca, já que nesse municípios serão ofertadas 2.500 vagas. Os estudantes que não residirem nestes dois municípios poderão fazer as inscrições diretamente nas suas escolas”, adianta Josicleide.
 
Transporte e alimentação
 
Este ano, além de demandante, a educação estadual também vai ofertar 2.924 vagas em cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada. As 7.471 vagas restantes estão distribuídas entre o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas (ETA/Ufal) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
 
Os cursos técnicos têm duração de dois anos (carga horária de 800 horas), enquanto os de Formação Inicial e Continuada (FIC) contam com carga de 200 horas.
 
José Barboza Neto, diretor de Educação Profissional da Educação Estadual, explica que, durante a capacitação, o Pronatec vai custear a alimentação e o transporte dos alunos. “Serão disponibilizadas bolsa formação trabalhador para aqueles que estudam e trabalham e, bolsa formação estudante àqueles que estão no segundo ano do Ensino Médio e vão fazer o curso técnico de dois anos. Vamos garantir também seguro aos alunos”, explicou Barboza.
 
Ainda de acordo com o diretor, cada instituição ofertante conta com um setor específico com trabalho focado na inserção do estudante no mercado de trabalho.
 
Cursos em diversas áreas
 
A variedade de áreas dos cursos do Pronatec pode ser observada na oferta de cursos de artes, conforme explica Marilda Melo, coordenadora geral do Pronatec na ETA/Ufal. A instituição oferece 1.425 vagas em Formação Inicial e Continuada de artes musicais e cênicas, entre eles regente de coral, músico de banda , auxiliar de cenotecnia e assistente de coreógrafo.
 
“Já é o terceiro ano que a Escola Técnica de Artes é ofertante no Pronatec. Ao longo das capacitações é fácil perceber a mudança de postura dos estudantes. Eles saem com a autoestima elevada. Muitos deles se descobrem, acabam voltando para cursar o técnico, outros já vão atrás de graduação”, observa Marilda.
 
Por meio do Senai, o Pronatec também vai ofertar qualificações profissionais voltadas para o campo industrial. Os estudantes, entre outros cursos, poderão optar por técnico em logística, informática e segurança do trabalho, bem como poderão se inscrever nas Formações Iniciais e Continuadas para operador de computador, caldeireiro, soldador ou mecânico de motores a diesel.
 
Ofertas da Educação Estadual
 
As ofertas da SEE contemplam os municípios de Arapiraca (Escola Estadual Pedro de França Reis), Maceió (Centro de Educação Profissional Aurélio Buarque de Hollanda e Escola Estadual Benedita de Castro), Coruripe (Centro de Educação Profissional Maria Alice Beltrão), Teotonio Vilela (Escola Estadual José Aprígio Brandão Vilela) e Santana do Ipanema (Escola Estadual Mileno Ferreira).
 
As capacitações estão divididas em sete eixos tecnológicos: eixo de infraestrutura, que inclui cursos como eletricista e aplicador de revestimento cerâmico; eixo de Turismo, que inclui cursos como barman, garçom, camareira e técnico em hospedagem; o eixo Gestão e Negócio, que inclui cursos de técnico em administração; eixo Ambiente e Saúde, que inclui curso de recepcionista em serviços de saúde e cabeleireiro; eixo de controle e processos industriais, que inclui instalador de acessórios automotivos, soldador, técnicos em análises químicas; eixo de desenvolvimento educacional e social, que atende a uma demanda do Pronatec Copa, ofertando cursos de espanhol básico e intermediário, inglês básico e intermediário, e, por fim, eixo de Informação e Comunicação, que oferece cursos de operador de computador, montador e reparador de computador e desenhista de produtos gráficos.
 
Nos próximos dias serão definidos os locais de matrículas na capital e no interior.
 
Fonte: TNH1

Nenhum comentário:

Postar um comentário