segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Secretário de Saúde participa da 1ª Reunião das CIRs

   
O Secretário de Saúde de Maceió, João Marcelo Lyra, esteve presente, na última quinta-feira (21), à 1ª Reunião Ordinária das Comissões Intergestores Regionais (CIRs) 2013, ocorrida no Hotel San Marino, em Maceió. Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde com o apoio do Cosems/AL, o encontro realizou o acolhimento, pela gestão estadual do SUS, dos novos secretários e técnicos de saúde dos municípios pertencentes a 1ª Macrorregião de Saúde, que tem a capital alagoana como sede para 56 municípios. 

     Fundamentada no tema “Compromissos e Atribuições Cooperativas na Gestão Compartilhada do SUS em Alagoas”, a reunião teve início com as boas vindas do novo secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, que assegurou a oferta de cooperação técnica para qualificar, ainda mais, os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) nos 102 municípios alagoanos, em especial nas 72 cidades que renovaram a gestão. Segundo ele, o apoio será direcionado à reestruturação e melhoria da saúde pública dos municípios, com foco na Atenção Básica.

     “O foco da nossa gestão é trabalhar com transparência, em parceria com o Cosems (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde) e fortalecendo os Colegiados de Gestão Regionais. Com isso, paralelamente, estaremos fortalecendo a relação entre o Estado e os municípios, para discutir as especificidades de cada região e pactuar as decisões importantes para os usuários do SUS”, destacou Jorge Villas Bôas.

     Para o secretário João Marcelo Lyra, Alagoas vivencia um momento muito importante na área da saúde, com o alinhamento das três esferas de governo no sentido de promover as mudanças necessárias para garantir a efetividade dos serviços do SUS.

     “Estamos vivendo um novo momento, onde Estado e o município de Maceió já começam a trabalhar em parceria e começando a discutir, de forma compartilhada e transparente, a assistência de saúde que é disponibilizada pela rede pública não só para Maceió, mas para toda Alagoas, que tem a Capital como referência, mas que também apresentam demandas específicas”, frisou Lyra.

     Regimento – Ainda durante a reunião foi apresentado o regimento interno da CIR e explicadas informações relevantes sobre a comissão. “As Comissões Intergestores Regionais são formadas pelos gestores municipais. Desse modo, é importante que eles entendam sua função na comissão e saibam como podem participar das pactuações”, informou a diretora de Gestão e Participação Social da Sesau, Lenize Abreu.

     Também foi apresentada a agenda das reuniões de 2013 e o fluxo de funcionamento das Superintendências de Atenção à Saúde; Controle e Avaliação; Gestão e Participação e Vigilância em Saúde e as coordenações financeira e administrativa da Sesau. A diretora de Gestão e Participação Social destacou a necessidade de todos os secretários e assessores participarem das reuniões da CIR, para que deliberações sejam discutidas e aprovadas.

     Arapiraca – Nesta sexta-feira (22), na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Arapiraca, foi a vez da Reunião Ordinária ser realizada com os gestores da 2ª Macrorregião de Saúde. Em março, acontecerá a eleição dos novos membros das CIRs, possibilitando a organização e funcionamento da Comissão.
     
   
    Fonte:  Assessoria de Comunicação/SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário