terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Semed e SMS traçam planejamento para a Semana de Saúde na Escola

Diretores e professores comunitários do Programa Mais Educação participaram nesta segunda-feira, 25, do 1º encontro do Programa Saúde na Escola (PSE) deste ano. O encontro visa mobilizar educadores para a realização do evento nacional previsto para março. O programa é uma ação dos ministérios da Educação e da Saúde com o objetivo de promover a saúde dos alunos da rede pública proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos.

De 4 a 8 de março será realizada inicialmente a semana de sensibilização para o planejamento das atividades do programa nas escolas. A ação contemplará 15 unidades de ensino, sendo 11 municipais e 4 estaduais localizadas na 7º região administrativa. O tema desse ano abordará a prevenção da obesidade e saúde ocular.

Durante os quatro dias, os alunos das escolas Natalina Costa, José Haroldo da Costa, Pedro Suruagy, Donizete Calheiros, Jaime de Altavilla, Zumbi dos Palmares, Hévia Valéria, Denisson Menezes, Jarede Viana, Graciliano Ramos e Luiz Pedro IV serão pesados e medidos, participarão ainda de palestras, produção de materiais, sessão de filmes e atividades lúdicas e físicas.

A técnica pedagógica, Edileuza Maciel, informou que as escolas receberão kits de matérias informativo, a exemplo da caderneta de saúde do adolescente e almanaque cultural da saúde, e outros materiais como treno antropométrico e estadiômetro, que auxiliarão na avaliação das condições de saúde e desenvolvimento do aluno. O programa vai contar com estagiários de nutrição, educação física e psicólogos.

A diretora Geral de Ensino, Sônia Moraes, destaca a importância do programa na vida dos alunos, “é um programa que realiza ações de saúde ligadas ao ambiente escolar. As crianças vão estar biologicamente mais preparadas para suas aprendizagens cognitivas”, salienta a diretora.

As ações são desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) – uma equipe de profissionais das secretarias municipais de educação e da saúde, responsáveis pela programação de ações, execução, acompanhamento e avaliação do PSE.

O PSE apresenta alguns componentes essenciais para a promoção da saúde dos alunos como avaliação das condições de saúde, medição de pressão para detecção precoce de hipertensão e diabetes, ações de saúde bucal, ocular e acompanhamento psicológico.

Fonte: Prefeitura de Maceió
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário