segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

SMS leva bebês para tratamento em Pernambuco


     A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SESAU), encaminhou na manhã desta sexta-feira (22), dois recém-nascidos diagnosticados com cardiopatia congênita e complexa, para o Instituto Materno-Infantil de Pernambuco (IMIP). Durante o processo, as crianças foram deixadas aos cuidados do Dr. Carlos Adriano dos Santos, médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), onde seguiram para o Hospital Regional de Palmares, posteriormente sendo levados até o destino final. 

     De acordo com a Diretora Geral da Maternidade Santa Mônica, Rita Lessa, a transferência dos bebês – uma menina (2 meses) e um menino (6 meses), que aguardavam oportunidade de tratamento desde o nascimento – foi necessária devido à portabilidade de doenças não tratáveis no município, por falta de condições técnicas.

     “Houve tentativas de transferência através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), mas foram negados após a análise dos casos”, lembrou a diretora.

     Segundo ela, assim que surgiu a vaga, foi agilizado o encaminhamento dos bebês. Tudo começou a partir da visita realizada pela Comissão Médica de Acompanhamento da Atenção Materno-Infantil Hospitalar de Maceió (instituída pela SMS através da Portaria nº025/2013, de 14/02/2013), que tem detectado as dificuldades encontradas e monitorado o atendimento da assistência hospitalar às gestantes, puérperas e recém-nascidos na rede pública da capital alagoana.

     A Comissão, que possui como integrantes a pediatra Ivone Torres , Assessora Especial da SMS, pediatra Cláudio Soriano, presidente do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedca), e obstetra Telmo Henrique Barbosa, tem entre suas atribuições oferecer cooperação técnica e assessoria às Unidades Hospitalares na área Materno-Infantil; apoiar a organização dos processos de trabalho voltados à implantação e implementação de Protocolos Clínicos, Programa de Educação Continuada, Organização dos Serviços e Monitoramento; e apoiar na normatização das Maternidades Públicas e Privadas de Maceió, com a inclusão de indicadores de processo e de resultados. A Comissão vai atuar ainda como Apoio Técnico ao Grupo Condutor Municipal da Rede Cegonha, em articulação com o Comitê de Redução de Mortalidade Materno-Infantil de Maceió.
     
    
     Fonte: Assessoria de Comunicação/SMS
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário