sexta-feira, 1 de março de 2013

Prefeitura altera Orçamento e privilegia recursos para área social


Após passar por uma análise da prefeitura, o Orçamento de 2013 retorna até segunda-feira (4) à Câmara Municipal de Maceió para ser discutido e votado pelos vereadores. A perspectiva é de que o assunto seja pauta da sessão da própria terça-feira (5). A peça orçamentária estava desde o início do ano com o Executivo, que prometeu passar um “pente fino” no documento que estima a receita e fixa as despesas do município.

Segundo o secretário de Planejamento de Maceió, Manoel Messias, não houve alterações significativas à Lei Orçamentária Anual (LOA), estimada em R$ 1,7 bilhão. Segundo o secretário, houve apenas “ajustes de acordo com o estabelecido pela Lei de Diretrizes Orçamentárias [LDO]”.

A destinação de um volume maior de recursos para a área de assistência social foi uma das mudanças mais importantes no Orçamento. Conforme havia sido divulgado anteriormente, 2% da Receita Corrente Líquida foram voltados para a Assistência Social. Para isso, foram remanejados recursos das secretarias da Infraestrutura, Comunicação e Limpeza Urbana (Slum).

“Quando a peça voltou ao Executivo, havia a indicação para direcionar um valor orçamentário maior para a ação social, para programas de atendimento a crianças e adolescentes”, explicou o secretário.
De acordo com Manoel Messias, a LOA 2013 também sofreu “pequenas” alterações internas dentro do programa das secretarias, além de uma análise para transferência de recursos. “Fizemos alterações textuais na LDO”, acrescentou.

Ao TNH1, o secretário explicou que a gestão anterior da prefeitura propôs vetos à LDO, promulgados pela Câmara. Por isso, a Lei Orçamentária precisou passar por ajustes.

Em sessão especial na Câmara no dia 19 de fevereiro, o prefeito Rui Palmeira afirmou que a situação fiscal e financeira de Maceió requer que a previsão orçamentária para 2013 seja bem pensada.  

O presidente da Câmara, vereador Chico Filho (PP), garantiu que a Casa de Mário Guimarães dará celeridade à votação do Orçamento. “Assim que receber o projeto, nomearei os relatores especiais ou encaminharei à comissão orçamentária, se já estiver formada”, garantiu o vereador na sessão.


Fonte: TNH1

Nenhum comentário:

Postar um comentário