terça-feira, 30 de abril de 2013

Alagoas está primeiro lugar do Nordeste em campanha de vacinação

Alagoas continua em primeiro lugar do Nordeste na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2013. Até a manhã desta segunda-feira (29), o Estado havia alcançado 65,50% da meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), com 306.064 doses aplicadas. O percentual também deixa o Estado na quarta colocação no ranking brasileiro.

Com encerramento previsto para 10 de maio, a iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com os 102 municípios alagoanos. O objetivo é imunizar 471.172 pessoas, entre trabalhadores da área, idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos, população carcerária, indígenas, puérperas e portadores de comorbidades.

Segundo a gerente do Núcleo do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em Alagoas, Denise Castro, é importante que tanto os gestores quanto a população se engajem na iniciativa. “É fundamental esse chamamento para que as pessoas compareçam e possam se vacinar. As administrações municipais também devem se mobilizar para alcançar a meta”, diz.

Para contribuir com a imunização, ela destaca que a Sesau vem ainda trabalhando em conjunto com as cidades, oferecendo cooperação técnica e veículos para as áreas de difícil acesso. “Na semana passada, fomos a São Luís do Quitunde, Murici, Matriz do Camaragibe, Marechal Deodoro, Campo Alegre e São Miguel dos Campos para dar apoio”, acrescenta.

Ainda segundo a gerente do PNI, na capital alagoana os acamados estão recebendo visita para vacinação por meio de agendamento. Já o público-alvo em geral deve procurar os postos de vacinação, que estão funcionando normalmente para a aplicação da vacina contra a gripe. Cerca de 3.500 profissionais e 670 automóveis estão envolvidos na campanha.

Em 2012, 87,12% do público alvo foi vacinado – percentual acima da média estabelecida pelo Ministério da Saúde, que era de 80%. Já em 2009, 2010 e 2012, os índices de cobertura vacinal foram de 91,10%, 84,23% e 86,26%, respectivamente.

Prevenção

A gripe é uma infecção viral aguda que acomete o sistema respiratório e afeta 75% dos idosos e das crianças entre seis meses e dois anos. Com sintomas semelhantes ao do resfriado, o vírus da influenza pode ser transmitido por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, após contato com superfícies contaminadas.

De acordo com dados do MS, a vacinação reduz entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60% e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% e 68%, respectivamente.

Fonte: Cada Minuto
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário