quarta-feira, 10 de abril de 2013

Relator diz que tramitação da LOA segue prazos regimentais

O relator da Lei Orçamentária Anual (LOA) na Câmara Municipal de Maceió, vereador Zé Márcio (PSD), fez pronunciamento na sessão de terça-feira (09/04) esclarecendo a tramitação do projeto de lei que estima a receita e fixa a despesa para o exercício de 2013. Segundo ele, a Câmara é obrigada a seguir todos os prazos previstos no Regimento Interno da Casa.

Zé Márcio lembrou que o projeto foi remetido para a Prefeitura de Maceió para adequações ainda no final do ano passado e que a atual gestão somente devolveu a LOA à Câmara no dia 4 de março. “Desde então, nenhum prazo regimental deixou de ser obedecido pela presidência da Casa, por este relator ou pelos vereadores. Se o cronograma for seguido dentro dos prazos regimentais, o envio para sanção será no dia 2 de maio. No entanto, há um esforço concentrado para que seja aprovado ainda no mês de abril”, observou o relator.

No pronunciamento, Zé Márcio fez um histórico da tramitação da LOA até agora, lembrando que no dia 5 de março ele foi designado relator especial pela vice-presidente Tereza Nelma e no dia seguinte, seu nome foi ratificado pelo presidente Chico Filho. “Neste mesmo dia, enviei ofícios para as secretarias municipais de Planejamento e Finanças solicitando informações sobre gestão fiscal e o quadro resumido da execução orçamentária de 2012. No dia 11, recebi o processo contendo apenas informações da Secretaria de Planejamento, mas que não atendiam ao solicitado. No dia 13 a informação foi reapresentada por e-mail, com o quadro demonstrativo das anulações e novas destinações para atender o artigo 33 da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), suprindo o fundo de assistência social”, explicou.

Ainda segundo o relator, no dia 15 de março, último dia para emissão do parecer prévio, ele e o presidente Chico Filho foram à Secretaria de Finanças e receberam em mãos o quadro de execução orçamentária solicitado, mas só o referente ao período de janeiro a outubro, já que não existia ainda o consolidado até dezembro. “Com base nessas informações, no final da tarde encaminhei o parecer prévio para publicação no Diário Oficial”, lembrou.

Zé Márcio ainda lembrou que no dia 19 o processo da LOA foi devolvido por ele para ser inserido na Ordem do Dia de 20 de março, quando foi aprovado em primeira votação da primeira discussão. No dia 21, foi aprovado em segunda votação da primeira discussão. Na semana seguinte, no dia 27, o assessor da presidência Márzio Delmoni apresentou aos vereadores a forma como as emendas devem ser apresentadas para inserção na LOA. Após o feriado da Semana Santa, o passo seguinte foi a realização da única audiência pública para discutir com a sociedade e com o planejamento o conteúdo do projeto.

Nos dias 3 e 4 de abril foi aberto prazo para apresentação de emendas pelos vereadores e pela comunidade. Segundo o relator, desde o dia 8 até o dia 12, será feito o quadro consolidado das emendas, com elaboração do parecer da aceitação ou não das emendas. “De acordo com o artigo 245 do Regimento Interno, o parecer deverá ser publicado na terça-feira, dia 16. Dentro do prazo de no máximo de dois dias úteis, o projeto será incluído na Ordem do Dia para votação das emendas, o que acontecerá em duas sessões . Aprovado em segunda discussão e sem emendas será  enviado ao Executivo para sanção. Se for aprovado com emendas, retornará à Comissão de Finanças e no prazo de cinco dias, será emitido parecer final, que será encaminhado à sanção do prefeito”, explicou.


Fonte: Ascom/Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário