segunda-feira, 22 de abril de 2013

Saúde Municipal promove semana contra Hipertensão


Aferição de pressão arterial será intensificada na programação da Semana Nacional. (Fotos: Ascom SMS).


A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, por meio da Coordenação do Programa de Hipertensão e Diabetes, realiza de 22 a 26 de abril, uma série de atividades de prevenção e cuidados nas unidades básicas de saúde do município, em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado no próximo dia 26.

De acordo com a coordenadora do Programa, Mirian Barros Cavalcante, as ações preventivas serão intensificadas durante toda a semana e, na sexta-feira, 26, a partir das 14h30, haverá uma mobilização, com a verificação da pressão arterial, realização de glicemia capilar e distribuição de panfletos educativos na orla marítima, nas proximidades da feirinha do artesanato, com o objetivo de esclarecer e alertar a população acerca dos perigos causados pela doença.

Programação

O Programa de Saúde da Família movimentará a Unidade de Saúde José Araújo Silva, no Jacintinho, com palestras na salas de espera durante toda a semana, com temas que versam sobre dieta, atividade física e uso de medicação para se manter longe da hipertensão. Na quinta-feira (25), às 8h, a equipe levará os pacientes hipertensos atendidos na unidade para uma caminhada na praia de Ponta Verde.

Na USF Dídimo Otto Kummer, situada no Conjunto Carminha, no Benedito Bentes II, o assunto será abordado por meio de palestras educativas. Na USF Rosane Collor, a data será comemorada na quarta-feira (24), com um café da manhã saudável – iniciado às 8h – e palestra para os hipertensos, na Escola Zumbi dos Palmares. Já a USF Graciliano Ramos ampliará a ação – que acontece na sexta-feira (26), das 7h às 11h – com consultas médicas, café da manhã, atividades físicas, verificação de pressão arterial e medição de glicemia, envolvendo os funcionários da unidade e a comunidade.

Para realizar a Semana de Hipertensão na US José Tenório, a equipe da unidade definiu atividades diferenciadas para cada dia. Na segunda e terça-feira pela manhã, a sala de espera terá palestras com os temas hipertensão, hábitos alimentares do hipertenso e a importância da atividade física. Na terça à tarde, o tema “hipertensão” será aprofundado com o próprio Grupo de Hipertensos e Diabéticos, na reunião com os usuários cadastrados na unidade.

Na quarta-feira, a equipe da unidade promove, das 8h às 11h, uma oficina de saúde na comunidade, desenvolvendo ações como aferição de pressão arterial, medidas antropométricas (IMC, Relação cintura/quadril), palestras e distribuição de material educativo. A quinta-feira (25) terá atividades voltadas ao Grupo de Atividade Física da Comunidade, como palestras, aferição de pressão arterial e entrega de material educativo. A programação da unidade se encerra na sexta-feira (26), Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, reforçando a sala de espera com palestra, aferição de pressão arterial e distribuição de material educativo.

Fonte: Ascom/SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário