quinta-feira, 4 de abril de 2013

Secretaria Municipal de Saúde realiza campanha de combate à sífilis


Com o objetivo de conscientizar, divulgar os modos de prevenção e reduzir o número de casos de sífilis em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e a Coordenação Geral de Epidemiologia e Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais, estará realizando a Mobilização Nacional de Prevenção e Testagem de Sífilis e HIV voltada para a população em geral.

A ação marca a semana de mobilização contra a doença, iniciada na última segunda-feira. A campanha deste ano celebra o Dia Nacional de Combate à Sífilis e faz alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 07 de abril. A orientação do Ministério da Saúde é que seja utilizada a estratégia Fique Sabendo, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, Sesc Alagoas e Associação Alagoana dos Ciclistas. A estratégia tem o objetivo de incentivar o diagnóstico e tratamento oportunos.

Durante a campanha serão desenvolvidas as seguintes ações: palestras educativas, aconselhamento pré e pós teste, distribuição de material informativo e de preservativos masculinos e femininos, além da realização de exames com testes rápidos de HIV e Sífilis.

A abertura da campanha foi feita na unidade de saúde Hamilton Falcão, localizada no Benedito Bentes, e teve a participação de cerca de 60 pessoas entre funcionários e usuários. Na ocasião, foram repassadas informações sobre a sífilis, que, se não for tratada, pode causar complicações graves como cegueira, doenças cerebrais e problemas cardíacos, podendo levar à morte.

Por meio do Fique Sabendo (mobilização de incentivo ao teste de aids), a população terá acesso ao teste rápido de sífilis durante toda a semana. Nos casos positivos, as pessoas terão direito a exames complementares em laboratórios. Até agora, dos 26 estados da Federação, 20 solicitaram ao Ministério da Saúde 128.740 testes rápidos para sífilis.

Em 2011 e 2012, foram capacitados 1.031 profissionais em todo o Brasil para atuar no atendimento a pessoas nos testes rápidos do exame de sífilis. Mais profissionais de saúde estão sendo capacitados para ajudar na aplicação dos testes.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2011 foram distribuídos a estados e municípios, 31.500 testes para o diagnóstico da doença. Em 2012, o número cresceu 35 vezes e foi para 1,1 milhão de exames.

Abaixo seguem os dias, horários e locais onde a SMS estará realizando o teste rápido da sífilis:

Dia 03/04 (quarta-feira), na USF Fernão Velho (manhã e tarde); 03/04 (quarta-feira), na USF PAM Bebedouro (manhã); 04/04 (quinta-feira), na US José Tenório (tarde); 04/04 (quinta-feira), na US Ib Gatto Falcão (manhã); 05/04 (sexta-feira); US João Paulo II (manhã e tarde); 05/04 (sexta-feira), na USF Denisson Menezes (manhã); 06/04 (sábado), na Escola Lindolfo Collor, no Conjunto Joaquim Leão, no Projeto “Bairro Vivo”, das 8h às 12h. A campanha será encerrada no domingo (07), na orla de Pajuçara, das 8h às 14h, com um passeio ciclístico, além de outras ações.

Fonte: Cada Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário