segunda-feira, 15 de abril de 2013

Técnicos da Saúde Municipal vão a Recife conhecer rotina das UPAs


Prefeito Rui Palmeira e secretário de Saúde (Foto) anunciaram a instalação de duas UPAs em Maceió. (Foto: Marco Antônio).

Uma equipe de técnicos da Divisão de Assistência à Saúde Secretaria Municipal de Saúde (SMS) viaja esta semana a Recife (PE) para fazer um levantamento junto à Unidade de Pronto Atendimento instalada próximo ao Hospital da Restauração, o maior hospital de urgência de emergência da capital pernambucana.
Durante a visita, os técnicos irão fazer levantamentos quanto ao volume de medicamentos, quantidade de atendimentos, profissionais utilizados e dinâmica da UPA, que servirá como modelo para a que será instalada na Rua Cabo Reis, no bairro do Vergel do Lago.

Na última sexta-feira (12), o prefeito Rui Palmeira e o secretário João Marcelo Lyra anunciaram a instalação de duas UPAs em Maceió, no Vergel do Lago e no Complexo Benedito Bentes. O terreno de 8 mil m², que pertence à União, foi doado ao município, que por sua vez fará a cessão temporária para a construção da UPA pelo Governo do Estado e posteriormente será administrada pela prefeitura. Os trâmites para esta cessão já foram aprovados pela Procuradoria Geral do Município.

Cada UPA está orçada em R$ 4 milhões e parte dos recursos já está assegurada pela União. “Concluída a etapa burocrática vamos triangular junto ao secretário Jorge Villas Boas a compra de equipamentos e medicamentos. A expectativa é que a UPA estará em funcionamento até o final do ano”, prevê o secretário João Marcelo Lyra.

Segundo o secretário, o objetivo da UPA é desafogar o Hospital Geral do Estado com atendimento a pacientes de média complexidade. A UPA tipo 3 deverá funcionar 24 horas e será construída numa área de 1.400 m², numa área total de 3.500 m².

Quanto aos custos, o prefeito Rui Palmeira se comprometeu a assumir 25% do custeio mensal das UPAs, que gira em torno de R$ 700 mil. “É um custo alto, que requer muito planejamento, mas o prefeito Rui Palmeira entende a saúde como prioridade”, defendeu.

Fonte: Prefeitura de Maceió

Nenhum comentário:

Postar um comentário