sexta-feira, 17 de maio de 2013

Campanha pelo Dia Mundial Sem Tabaco será iniciada no sábado

Para conscientizar a população alagoana a respeito dos malefícios do cigarro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inicia, no sábado (18), a mobilização da campanha pelo Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio). A programação vai contar com panfletagens e sensibilizações, além da realização de exames de glicemia capilar e aferição de pressão arterial.

A primeira atividade acontece no sábado, das 8h às 13h, na Estação Ferroviária, em Maceió. Já no dia 25, técnicos da Sesau estarão no Mercado da Produção, no bairro da Levada, orientando sobre os riscos do fumo e sobre o tema da campanha. Este ano, a iniciativa é voltada para a "Proibição da publicidade, marketing e patrocínio do tabaco".

A programação segue no dia 29 de maio, na Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), com nova panfletagem, palestras e visitas setoriais. A ação terá a participação da Liga Acadêmica de Oncologia da instituição e do Núcleo de Atenção ao Fumante.

O evento será encerrado no Dia Mundial Sem Tabaco (31), no calçadão do Comércio. Além da sensibilização, serão realizados ainda exame de glicemia, medição de pressão arterial e aplicação do teste de fagerstrom, que mede o grau de dependência à nicotina. Na pesquisa, os fumantes informam há quanto tempo fazem uso da substância e o que desperta a necessidade de fumar.

Segundo a coordenadora estadual do Programa de Controle do Tabagismo, Vetrúcia Teixeira, a iniciativa pretende conscientizar sobre os riscos do fumo, responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão. “O combate à publicidade é imprescindível para a redução das mortes. E as crianças e adolescentes são o principal alvo das empresas por meio das propagandas”.

Ela destaca que, além da Sesau, os municípios alagoanos também vão realizar atividades referentes à data. A programação geral do Estado deve ser divulgada até o próximo dia 29 e, para alinhar as atividades, a secretaria reuniu, no mês passado, técnicos das prefeituras para discutir o planejamento da iniciativa e as ações de cada cidade.

“Dessa maneira, podemos fornecer subsídios para elas, como material teórico e gráfico e vídeos”, acrescenta Vetrúcia. “Com essa campanha, queremos mostrar para a população os malefícios do cigarro e que é possível deixar de fumar”, diz a coordenadora, lembrando que o fumo é considerado pelo Ministério da Saúde como a principal causa evitável de óbito no Brasil.

Campanha - O Dia Mundial Sem Tabaco foi estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pretende destacar os riscos de saúde associados ao uso de cigarro, além de defender políticas eficazes para reduzir seu consumo. O objetivo principal é contribuir para proteger as gerações presentes e futuras, tratando da exposição à fumaça e dos problemas ambientais causados por ela.

Vetrúcia destaca que, com as ações realizadas em conjunto pelas administrações estadual e municipais, Alagoas vem diminuindo seu número de fumantes. De acordo com ela, o índice passou de 13,1% em 2011 para 7,8% em 2012, o que faz com que o Estado tenha o menor percentual de usuários de tabaco em todo o País.

“Essa queda para os 7,8% registrados em 2012 já é reflexo das ações realizadas pela Sesau e em conjunto com diversos órgãos”, expõe. “Já entre os jovens de 13 a 15 anos, o percentual de 18,5% ainda é preocupante e um desafio para o poder público. Por isso, é importante a participação de todos para que possamos ter dados ainda melhores”.

Fonte: Sesau

Nenhum comentário:

Postar um comentário