quarta-feira, 29 de maio de 2013

SUS: implantação de ouvidorias é tema de capacitação para municípios

Com o objetivo de descentralizar os serviços das ouvidorias, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta terça-feira (28), uma oficina para gestores e técnicos dos municípios da 1ª Macrorregião. A atividade, que aconteceu no Maceió Mar Hotel, abordou todos os passos para a implantação do canal de comunicação com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao longo do dia, foram tratados temas como o perfil do ouvidor, a rotina e o fluxo de trabalho, o encaminhamento de demandas e a estrutura necessária para o funcionamento. As competências da equipe do setor e as formas de atendimento – que pode ser presencial, telefônico, por internet, carta e em caixas coletoras – também foram abordadas na capacitação.

A gerente da Ouvidoria SUS em Alagoas, Janaílma Azevedo, destacou que a oficina serviu ainda para conscientizar quanto à necessidade da ferramenta. “Nossa meta é qualificar os responsáveis para que todas as cidades tenham ouvidorias. Elas são um importante canal, uma vez que hoje a população não tem isso e acaba recorrendo a outros meios, como a rádio”, expôs. 

Segundo ela, entre os benefícios estão a aproximação com a sociedade, a identificação dos setores que merecem mais atenção e da necessidade dos usuários, a inovação dos processos produtivos e o fortalecimento da imagem da instituição. “Com isso, as pessoas podem fazer suas denúncias de forma anônima e saber que elas serão apuradas”, afirmou.

Janailma informou que, atualmente, o Estado possui 12 ouvidorias e, para implantá-las, as administrações municipais devem montar uma estrutura física, seguida da disponibilização de uma equipe treinada para o serviço. A Ouvidoria do SUS em Alagoas fornece suporte técnico para isso, com visitas às cidades e qualificações para os técnicos. 

Ouvidora de Viçosa, Lívia Maria Passos ressaltou a importância do apoio. “Capacitações como essa são fundamentais para que possamos saber como trabalhar e possamos, inclusive, adotar novas ideias. Estamos em processo de reestruturação e isso será importante para agilizar o processo”, disse ela, acrescentando que o setor recebe em média cinco demandas por mês.

Participaram da oficina, técnicos e gestores da 1ª Macrorregião de Saúde, que compreende 54 municípios. Os da 2ª Macro devem passar pelo treinamento no próximo mês.

Ouvidoria – A Ouvidoria do SUS presta orientação e informações acerca dos serviços de saúde; acolhe sugestões, solicitações, reclamações, denúncias e elogios; encaminha aos órgãos competentes para análise e providências; e elabora relatórios para os gestores, contribuindo para a melhoria da saúde pública e o fortalecimento do sistema.

Dados da Sesau revelam que mais de 70% das denúncias recebidas pelo serviço em Alagoas têm resolutividade. Segundo Janailma Azevedo, de acordo com o último relatório, a média trimestral é de 350 demandas trimestrais na rede estadual, que inclui o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), o Hospital Geral do Estado (HGE) e a Unidade de Emergência do Agreste.

Para acessar o serviço, os usuários podem procurar a secretaria (Avenida da Paz, Jaraguá, Maceió) ou telefonar para o 0800-284-1945. Também é possível contatá-la pelo e-mail ouvidoria@saude.al.gov.br ou procurar as Ouvidorias do Hemoal, da Unidade de Emergência e do HGE.

Fonte: Ascom/Sesau

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