quarta-feira, 12 de junho de 2013

Câmara marca audiências em junho para discutir orçamento para 2014

 Sessões públicas vão acontecer nos dias 15, 18 e 20 deste mês

 A Câmara Municipal e a Prefeitura de Maceió realizarão nos dias 15, 18 e 20 de junho as audiências públicas para discutir e receber as propostas da população para inclusão no projeto de lei nº 40/2013, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2014. As audiências serão realizadas conjuntamente, já que o projeto de lei já foi encaminhado para o Legislativo Municipal desde o dia 15 de maio.

A LDO estabelece as metas e prioridades da administração pública municipal a serem observadas na Lei Orçamentária Anual (LOA). É com base na LDO aprovada pelo Legislativo que a Secretaria Municipal de Planejamento elabora a proposta orçamentária para o ano seguinte, em conjunto com os órgãos da administração pública. A Câmara tem que aprovar o projeto até 30 de junho. Caso isso não ocorra, não poderá entrar em recesso.

O presidente da Câmara, vereador Chico Filho (PP), ressalta a importância da LDO para consolidação das politicas publicas. “É através dela que a população identifica os investimentos em todas as áreas do município e pode acompanhar e fiscalizar como serão aplicados”, observou.

Para o secretário Municipal de Planejamento, Manoel Messias, a parceria com a Câmara é importante por possibilitar que legisladores, técnicos responsáveis pela elaboração dos instrumentos de planejamento e a população possam discutir as políticas públicas a serem executadas no município.

TEMAS – Nos encontros serão discutidos temas como mobilidade urbana, turismo, transporte, trânsito, indústria, comércio, emprego e renda, cultura, entre outros relacionados diretamente com as políticas públicas municipais.

Serão três reuniões abertas para participação pública, realizadas em locais diferentes. A primeira delas – que acontecerá no sábado, dia 15 de junho, às 9h – será no auditório da FITS, na Cruz das Almas. Na pauta deste dia, serão discutidos os temas mobilidade urbana, turismo, transporte e trânsito.

A segunda reunião, na manhã de terça-feira, dia 18, será na sede da Associação Comercial de Maceió, em Jaraguá. As discussões deste dia envolverão indústria, comércio, controle e convívio urbano e cultura.

A terceira reunião acontecerá na quinta-feira, dia 20, às 9h, na Câmara Municipal de Maceió. O encontro será amplo, com espaço para as entidades representativas da sociedade civil e lideranças comunitárias apresentarem suas propostas.

A ideia dos encontros é de que cada cidadão possa dar sua contribuição, participando em qualquer uma das datas. Será feita apresentações dos conteúdos do projeto de lei, seguida de sessão de questionamentos, de forma escrita e oral.

Para que o processo seja dinâmico e que a participação do cidadão seja eficiente, é importante que cada um conheça o projeto da LDO. O documento já está disponível no site da Câmara para consulta de todos.

O cidadão também pode colaborar com o planejamento orçamentário do município acessando o Portal do Cidadão da Secretaria Municipal de Planejamento. Após se cadastrar, é possível sugerir as demandas nas diversas áreas de atuação do município. Técnicos da pasta analisam as propostas e dão o retorno a respeito da viabilidade ou não da proposta

Fonte: Gazeta Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário