quinta-feira, 27 de junho de 2013

Governador inaugura reforma do Ambulatório de Hematologia do Hemoal e entrega equipamentos

O governador Teotonio Vilela Filho, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, inaugura nesta quinta-feira (27), às 10h, a reforma do Ambulatório de Hematologia do Hemocentro de Alagoas (Hemoal). A unidade, que está localizada no bairro Trapiche, em Maceió, e segundo o Ministério da Saúde (MS) é a única referência no Estado para o diagnóstico e tratamento das doenças do sangue, também irá receber novos equipamentos.

Além da reforma física, que recebeu nova pintura e placas de identificação, foram realizados reparos nas instalações elétrica e hidráulica, além de ter sido construída uma calçada adaptada para os pacientes com deficiência física. Quanto aos equipamentos, foi adquirido novo mobiliário, materiais de informática e um novo conjunto odontológico, além de um aparelho de raios x, analisador hematológico, sistema de captura de imagem, centrífugas e dois automóveis.

Com estes investimentos, da ordem de R$ 300 mil, o Governo do Estado irá qualificar o atendimento para os pacientes hematológicos e facilitar o trabalho da equipe multiprofissional do Ambulatório de Hematologia, segundo o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas. “Com a reforma do Ambulatório de Hematologia e a aquisição de novos equipamentos, concretizamos mais uma ação para a melhoria da qualidade do atendimento aos usuários do SUS [Sistema Único de Saúde] em Alagoas”, ressaltou.

Ambulatório de Hematologia

Construído em 2001, para atender os pacientes acometidos por doenças hematológicas, a exemplo da hemofilia, anemia falciforme, leucemia, púrpura, Gaucher e Pompe, o Ambulatório de Hematologia passou pela primeira reforma este ano. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e nos finais de semana destina-se aos pacientes que apresentam quadro clínico grave, a exemplo dos hemofílicos.

Formado por uma equipe multidisciplinar, composta por auxiliares e técnicos de enfermagem, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, odontólogos, nutricionistas, farmacêuticos e hematologistas, a unidade atende pacientes dos 102 municípios, além de receber moradores de cidades pernambucanas e baianas, a exemplo de Paulo Afonso (BA). Dividida em duas enfermarias, sendo uma adulta e outra pediátrica, além de uma sala de emergência, um apartamento e consultórios de psicologia, odontologia, fisioterapia e nutrição, o ambulatório é  climatizado e atende cerca de 70 pacientes por dia.

“Diariamente, além de atendermos os pacientes em situação de emergência e apresentar pareceres para os Hospitais Geral do Estado (HGE), Escola Hélvio Auto (HEHA) e Maternidade Escola Santa Mônica, realizamos biópsia de medula óssea, mielograma e atendimento especializado ao hemofílico para reposição de fatores de coagulação. Também realizamos soroterapia, analgesia, transfusões de sangue, fenotipagem aplicação de himunoglobulinas, pulsoterapia e suporte transfusional, além de todo acompanhamento psicológico, odontológico e nutricional para os pacientes”, informou a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.

Fonte: Cada Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário