sexta-feira, 14 de junho de 2013

Hemoal e Hemoar iniciam Campanha de Doação de Sangue Junina nesta sexta-feira




Atender as vítimas de acidentes automobilísticos e com fogos de artifício, além dos feridos por arma branca e de fogo durante os feriados de São João e São Pedro. Com este objetivo os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) iniciam nesta sexta-feira (14), mais uma Campanha de Doação de Sangue, que será realizada até o dia 21.

Com esta ação, a direção da Hemorrede Pública de Alagoas espera obter mais de 100 doações de sangue diariamente. Isso porque, são registradas menos de 50 doações em dias convencionais, representando um número insuficiente para atender os pacientes atendidos durante os festejos juninos, segundo dados do Centro de Processamento de Dados do órgão.

Neste período, o percentual de transfusões aumenta 80%, de acordo com dados das duas maiores emergências públicas alagoanas: o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e a Unidade de Emergência do Agreste (UEA), em Arapiraca. Além destas unidades, o Hemoal e Hemoar enviam sangue para as maternidades e hospitais públicos do Estado, onde são atendidas as gestantes e os pacientes da média e alta complexidade.

"Iniciaremos nesta sexta-feira, a Campanha de Doação de Sangue Junina para comemorarmos o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue. Ele é muito importante para garantirmos um estoque sempre estabilizado, visando salvar a vida de pessoas que correm risco de morte e necessitam de uma transfusão sanguínea", destacou a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.

Ações da Campanha – Além de ampliar a equipe multidisciplinar para atender os candidatos à doação de sangue, a direção do Hemoal e Hemoar irão ofertar um lanche especial para os doadores. Cada um deles também irá receber uma camisa, que faz alusão aos festejos juninos e a Copa das Confederações.

No primeiro dia da Campanha, quando se comemora o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, haverá um estande do Hemoal, no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió. Na oportunidade, a equipe do Setor de Captação irá conscientizar a população sobre a importância da doação voluntária de sangue, cujo gesto pode salvar até quatro vidas.

Também na sexta-feira (14), o Hemoal fará uma coleta externa na Escola São Tiago, situada na Avenida Júlio Camelo de Freitas, no Tabuleiro do Martins. Já na terça-feira (18) e na quinta-feira (20), o Hemoar realizará coletas itinerantes na Praça Marques da Silva, em Arapiraca. As ações acontecem das 8h às 16h.

Critérios para doação – Além de estar em perfeito estado de saúde e portando um documento de identificação com foto, o candidato deve comprovar que possui no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg. Estarão impossibilitados de doar àqueles que não preencham estes pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, Chagas e, após os dez anos de idade, tenham contraído hepatite.

Já quanto às mulheres, não é permitida a doação para àquelas que estejam grávidas ou amamentado. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação deve comparecer ao Hemoal ou ao Hemoar bem alimentado. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal .

Endereços para doação – o Hemoal Trapiche funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h até 12h. Se preferir, os voluntários podem se deslocar até o Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, que atende de segunda a sexta-feira, no horário das 8h até 11h. No interior, as doações podem ser realizadas no Hemoar, que funciona na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Fonte: Ascom / Hemoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário