segunda-feira, 17 de junho de 2013

LDO 2014: Prefeitura e Câmara discutem projeto em sessões conjuntas dias 17, 18 e 20

arte


A Prefeitura de Maceió e a Câmara Municipal de Vereadores realizam a partir desta segunda-feira, 17 de junho, às 9h, no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (FITS), em Cruz das Almas, a primeira das três audiências públicas que discutirão o projeto de lei nº 40/2013, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014.

A LDO estabelece as metas e as prioridades da administração pública municipal a serem observadas na Lei Orçamentária Anual (LOA) e os encontros com a população visam ouvir e discutir propostas para inclusão no projeto de lei, que tramita no Legislativo Municipal desde o dia 15 de maio.

É com base na LDO aprovada pelo Legislativo que a Secretaria Municipal de Planejamento elabora a proposta orçamentária para o ano seguinte, em conjunto com os órgãos da administração pública.

Na reunião dessa segunda-feira, dia 17, a pauta será mobilidade urbana, turismo, transporte e trânsito. A segunda reunião, na manhã de terça-feira, dia 18, será na sede da Associação Comercial de Maceió, em Jaraguá. As discussões deste dia envolverão indústria, comércio, controle e convívio urbano e cultura.

A terceira reunião acontecerá na quinta-feira, dia 20, às 9h, na Câmara Municipal de Maceió. O encontro será amplo, com espaço para as entidades representativas da sociedade civil e lideranças comunitárias apresentarem suas propostas.

O presidente da Câmara, vereador Chico Filho (PP), ressalta a importância da LDO para consolidação das politicas públicas. “É através dela que a população identifica os investimentos em todas as áreas do município e pode acompanhar e fiscalizar como serão aplicados”, observou.

Para o secretário municipal de Planejamento, Manoel Messias, a parceria com a Câmara é importante por possibilitar que legisladores, técnicos responsáveis pela elaboração dos instrumentos de planejamento e a população possam discutir as políticas públicas a serem executadas no município.

Dinâmica

A ideia dos encontros é de que cada cidadão possa dar sua contribuição, participando em qualquer uma das datas. Serão feitas apresentações dos conteúdos do projeto de lei, depois, sessão de questionamentos, de forma escrita e oral.

Para que o processo seja dinâmico e que a participação do cidadão seja eficiente, é importante que cada um conheça o projeto da LDO. O documento já está disponível no site da Câmara para consulta de todos – clique aqui.

O cidadão também pode colaborar com o planejamento orçamentário do município acessando o Portal do Cidadão da Secretaria Municipal de Planejamento – clique aqui. Após se cadastrar, é possível sugerir as demandas nas diversas áreas de atuação do município. Técnicos da pasta analisam as propostas e dão o retorno a respeito da viabilidade da proposta.

Fonte: Ascom/Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário