quinta-feira, 18 de julho de 2013

Primeira vacina contra a dengue pode ser disponibilizada em 2015


Internet 

 Laboratório francês divulgou que apresenta as pesquisas mais avançadas na área e já começou a produzir este produto de forma experimental

Cerca de 100 milhões de doses ao ano da primeira vacina contra a dengue podem ser disponibilizadas em 2015, foi o que informou o laboratório francês Sanofi Pasteur, que apresenta as pesquisas mais avançadas na área e já começou a produzir este produto de forma experimental.

Os estudos do laboratório, em busca da produção da vacina estão sendo desenvolvidos há cerca de vinte anos. Ainda não há autorização dos órgãos de saúde para que a farmacêutica inicie de forma oficial esta produção, mas o chefe da fábrica, Anthony Quin, revelou em uma entrevista especial à agência Reuters,  que mesmo assim os trabalhos estão sendo realizados, já que o tempo para se conseguir o resultado é longo.

Cerca de quarenta e cinco mil pessoas da Ásia e América Latina estão participando desses testes. O laboratório irá esperar os resultados da fase final de mais duas pesquisas para revelar mais detalhes sobre a produção. Até o final de 2013 ou início de 2014 a Sanofi deve apresentar as conclusões da pesquisa desta que poderá ser a primeira vacina contra a dengue.

Situação da Dengue

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou em janeiro deste ano um balanço que aponta a dengue, causada pela picada do mosquito Aedes aegypti, como a doença tropical que na atualidade se espalha mais rapidamente no mundo e classificou seu potencial como sendo de riso a se tornar uma epidemia mundial. Dados da entidade revelam que todos os anos são registrados mais de 50 milhões de infecções e 20.000 mortes por dengue no mundo.

De acordo com o último boletim elaborado pela Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica, levando em consideração os registros de janeiro a junho de 2012 e 2013, houve 71,62% de redução no número de casos de dengue registrados em Alagoas. O relatório ainda revela que a forma grave da doença caiu 82,40

Este ano foram registrados até o dia 25 de junho, cerca de 5.161 casos de dengue em noventa e sete cidades alagoanas. No mesmo período de 2012 foram 21.670. Já os casos suspeitos da forma grave da enfermidade atingiram 69 pessoas em 2013. No período correspondente do ano passado foram 392.

Vinte e cinco municípios conseguiram atingir o nível satisfatório do combate, registrando poucas ocorrências. Mas a situação ainda é de risco de surto em trinta e nove cidades e de alerta em trinta e oito.

Coité do Nóia, Olho D´Água do Casado, Boca da  Mata, Murici, Canapi, Major Isidoro, Taquarana, Belém, Feira Grande, Estrela de  Alagoas e Craíbas foram os municípios que mais registraram ocorrências de dengue


Fonte:  Cada Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário