sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Hemoal está com apenas 37% do estoque de sangue mínimo necessário

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) voltou a registrar uma situação crítica quanto ao estoque de sangue. Isso porque, a unidade está com apenas 37% do estoque mínimo necessário, já que até às 12 horas desta sexta-feira (11) possuía apenas 112 bolsas de sangue, quando seriam necessárias no mínimo 300.

Para se ter ideia da situação preocupante a qual o Hemoal está vivenciando, o estoque não possui nenhuma bolsa das tipagens O, AB, B e A Negativas. De acordo com a diretora do órgão, Verônica Guedes, a carência de sangue pode levar ao cancelamento das cirurgias eletivas e pode comprometer o atendimento de vítimas de acidentes de trânsito e feridas por arma branca de fogo.

“Caso 3% dos alagoanos doassem sangue regulamente, não passaríamos por situações desse natureza, segundo atesta o Ministério da Saúde. Mas, como apenas 2% dos alagoanos, com idade entre 16 e 67 anos, são doadores fidelizados, fatalmente ocorrem períodos mais críticos, onde temos que voltar a apelar pela solidariedade da população”, salienta Verônica Guedes.

Onde é possível doar sangue – As doações de sangue podem ser realizadas na sede do Hemoal, localizada na rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, próximo ao Estádio Rei Pelé. O órgão funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, durante os sábados. Vale lembrar que neste sábado (12) será feriado da Padroeira do Brasil e a unidade não estará aberta para doações.

Também é possível se candidatar à doação na unidade Farol do Hemoal, localizada no Hospital do Açúcar, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h. No interior, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), localizado na rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18.

Critérios para doação – Para se candidatar à doação de sangue é necessário ter idade entre 16 e 67 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo especificação do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos pais, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.

Além destes pré-requisitos, o voluntário não pode ser portador de doença de Chagas, Aids e sífilis, além de ter sido vítima de hepatite após os 10 anos. É indispensável que o candidato à doação compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses de intervalo para os homens e três para as mulheres.
 
Fonte: Ascom / Hemoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário