quinta-feira, 24 de outubro de 2013

SOS – AGENTES DE SAÚDE


Caros companheiros (as) Agentes de Saúde e toda a população de Maceió,
Gostaríamos de contar com a sensibilidade e o apoio de todos, em favor de nossa luta por uma saúde de qualidade e contra a forma como tentam impor o PLANO EMERGENCIAL DE COMBATE À DENGUE. Este, porém, foi imposto pelo Prefeito RUI PALMEIRA e seus comandados e versa sobre suspensão de férias, trabalho aos sábados, entrada em residências sem a permissão do proprietário ou morador, além da despreocupação com a integridade física dos trabalhadores em áreas de risco. Por essa razão, acreditamos ser este plano abusivo, ilegítimo e arbitrário.
Ainda que este PLANO EMERGENCIAL fosse legítimo, precisaríamos discutir seu aspecto material e formal sob nosso ponto de vista – enquanto trabalhadores – e não apenas sob o ponto de vista técnico, uma vez que não fomos nós que construímos a atual situação da saúde pública em Maceió. Além disso, sequer fomos consultados para sua construção e elaboração deste plano.
Se o Plano Emergencial é amparado na "desculpa" do ESTADO DE EMERGÊNCIA DA SAÚDE, nós somos os primeiros a dizer: “não temos culpa de tanta inoperância e ineficiência em nossa saúde”. Entretanto, é extremamente importante que fique claro que nós não possuímos ligações políticas com o prefeito anterior (nem com o atual) e que jamais aceitaremos que a saúde de nossa cidade continue sendo tratada com total descaso, pois os trabalhadores Agentes de Saúde de Maceió são profissionais competentes, capacitados e qualificados, dispostos a trabalhar por nossa gente. Foram estes trabalhadores que nos anos 90 erradicaram o cólera. Em situação normal de trabalho vêm controlando os índices de infestação (PREDIAL e BRETEAU) por dengue e outras endemias em nossa cidade.
Não somos máquinas! Somos homens e mulheres! Não podemos e nem devemos aceitar a imposição de um trabalho sem nenhuma condição de ser realizado. Não temos fardamentos, não temos identificação, não temos locais dignos de trabalho, não recebemos salário satisfatório e, matematicamente, não temos como realizar dois ciclos em dois meses, porque um único ciclo deve ser realizado no mínimo em três meses. Como explicar esta matemática?
A população de Maceió é quem vai perder!
Por tudo isso, insistimos na ideia de que aderir a esta causa é ter consciência de que os TRABALHADORES AGENTES DE SAÚDE não partilham deste descaso da saúde pública de Maceió, e que nossa luta é única e exclusivamente "POR UMA SAÚDE PÚBLICA E DE QUALIDADE", garantindo assim, melhores condições de trabalho e  respeito aos  nossos Direitos Trabalhistas.
JUNTOS SOMOS FORTES!                           

 

MOVIMENTO UNIFICADO

SINDAS/AL - SIMACEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário