terça-feira, 27 de maio de 2014

Secretaria investiga dois casos suspeitos de H1N1

Em 2014, Sesau já contabiliza cinco suspeitas de pessoas acometidas por gripe A; três foram descartadas


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) investiga dois casos suspeitos de H1N1 em Alagoas. O mais recente deles diz respeito à morte do jovem Jean Ferreira Alves, de 25 anos, que veio a óbito ainda nesse fim de semana, depois de dar entrada no Hospital Geral do Estado (HGE), no Trapiche da Barra, em Maceió. O outro caso é o da empresária Laís Muniz, que morreu há pouco mais de duas semanas, apresentando sintomas da doença.

De acordo com a assessoria de comunicação da Sesau, materiais biológicos das duas vítimas foram colhidos e enviados a um laboratório no Rio de Janeiro, onde serão feitas as análises. Os resultados devem ficar prontos em até 30 dias.

Ainda segundo a assessoria, este ano, a Sesau já identificou cinco casos suspeitos de H1N1. Desses, três foram submetidos a análise, sendo que os resultados foram negativos. Com isso, a secretaria voltou as atenções para os outros dois casos sob investigação. 

A H1N1, também conhecida como Influenza A, é uma combinação de vírus provenientes de animais. No ano de 2009, um surto da doença assolou vários países, inclusive o Brasil.

Sintomas 

Os sintomas da denominada gripe suína são muito parecidos com os da gripe comum. Mas, em geral, eles são mais fortes e mais difíceis de serem controlados.

Via de regra, deve-se ficar atento nos casos em que há registro de febre acima de 38ºC, tosse, dores nas articulações, de garganta e de cabeça, prostração, dificuldade respiratória e vômitos.

Deve-se também evitar a automedicação e procurar um especialista, de preferência, nas primeiras 48 horas do surgimento dos sintomas.

Fonte: Gazeta Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário