quarta-feira, 11 de junho de 2014

Hemoal e Hemoar continuam Campanha de Doação de Sangue para a Copa até quinta, 12

Os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) continuam até às 12 horas da quinta-feira (12), a Campanha de Doação de Sangue para Copa. Com o slogan “Doe Sangue e Faça o Gol da Vida”, a ação visa forma um estoque estratégico de sangue para atender a demanda transfusional durante a Copa e os festejos juninos.
Os voluntários que realizarem a doação estarão recebendo uma camisa que tem as cores da Seleção Brasileira, o slogan e a logomarca. Por meio da ação, a Hemorrede Pública de Alagoas espera triplicar o número de doações diárias, já que no Hemoal e Hemoar são coletadas geralmente 35 bolsas de sangue, quando o ideal seriam 100.
De acordo com a assistente social do Hemoal, Maria das Graças Padilha, durante o mês de junho há aumento nas transfusões em razão das festas juninas. No entanto, o consumo tende a aumentar, em razão das férias e da Copa do Mundo, quando historicamente ocorre maior incidência do uso de álcool e, consequentemente, incremento no número de acidentes de trânsito e de feridos por arma branca e de fogo.
“É necessário captarmos um número expressivo de doações de sangue durante a campanha, visando atendermos a todas as transfusões do mês de junho, além de formamos um estoque estratégico para fornecermos sangue em caso de intercorrências”, salienta Maria das Graças Padilha. Ela ressalta que o Hemoal também fornece sangue para atender as vítimas de doenças hematológicas e àqueles que irão realizar cirurgias eletivas.
O Hemoal unidade Trapiche funciona na Rua Dr. Jorge de Lima, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h até 12h. Já o Hemoal Farol, está localizado no Hospital do Açúcar, e atende de segunda a sexta-feira, no horário das 8h até 11h. Quanto ao Hemoar, que funciona na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Quem pode doar – Para doar sangue no Hemoar e no Hemoal, o voluntário deve estar em perfeito estado de saúde, comparecer às unidades portando um documento de identificação com foto e comprovar que possui no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg. Estarão impossibilitados de doar àqueles que não preencham estes pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, Chagas e, após os dez anos de idade, tenham contraído hepatite.
Já quanto às mulheres, não é permitida a doação para àquelas que estejam grávidas ou amamentado. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação deve comparecer ao Hemoal ou ao Hemoar bem alimentado. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal .


Fonte: Ascom/Sesau

Nenhum comentário:

Postar um comentário