quinta-feira, 5 de junho de 2014

SECRETÁRIA DE SAÚDE REÚNE REPRESENTANTES DA RUE E TRAÇA AÇÕES INTEGRADAS


A secretária municipal de Saúde, Sylvana Medeiros, recebeu na manhã desta quarta-feira (04), em seu gabinete, representantes do Grupo condutor da Rede de Urgência e Emergência (RUE). A reunião foi solicitada pelo Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH) da Rede. Do encontro, foram definidas três ações iniciais; organizar a classificação de risco em regime de 24h, cabendo a responsabilidade a equipe do HGE e da Diretoria de Atenção Pré-Hospitalar (DAPH); definir o perfil do Pronto Atendimento (PA), e reunir diretores da unidade de saúde para alinhar a condução dos trabalhos.
Participaram da reunião profissional da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), do Hospital Geral do Estado (HGE) e de algumas coordenadorias e diretorias da própria Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A RUE tem em sua organização a finalidade de articular e integrar todos os equipamentos de saúde objetivando ampliar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência e emergência nos serviços de saúde de forma ágil e oportuna.
A Rede, aos poucos, vem sendo implementada em Alagoas, mas para isso precisa de alinhamentos com ações da SMS, que é a gestora plena do Sistema Único de Saúde (SUS). A rede prevê, entre outras coisas, novas possibilidades de atenção domiciliar, qualificação de outros profissionais, o funcionamento da Central Estadual de Regulação, os municípios com bases habilitadas do Samu e qualificação dos profissionais no atendimento ágil às vitimas.
A secretária Sylvana Medeiros cobrou da sua equipe na SMS que realize reuniões com suas respectivas equipes e apresente formas para o melhor funcionamento da Rede. “Vamos precisar nos reunir e unir as nossas equipes de trabalho para o alinhamento das ações”, salientou.
A coordenadora do Serviço Multiprofissional de Ações Assistenciais, Vânia Peixoto Ticianelli, apresentou o registro de atendimento por prioridade clínica referente aos meses de março, abril e maio no HGE. Os gráficos dão conta de que a unidade tem recebido muitos pacientes que procuram a emergência, sendo que muitos deles têm características ambulatoriais. “Nós temos uma equipe que informa ao paciente se o caso dele pode ser atendido em unidades de saúde próximas de suas residências, mas nem todos vão para essas unidades, preferindo esperar no HGE”, ressalta.

Informação de atendimento

Quem chega ao HGE é informado sobre onde pode procurar ajuda de saúde dependendo do caso que lhe acomete. Situações de vômito, diarreia, dores de cabeça, barriga e ouvido podem ser resolvidos nas unidades de saúde dos oito distritos sanitários da capital, e também nas de Pronto Atendimento (PA) que são sete em Maceió: Rolan Simon (2º distrito); IB Gatto (7º distrito), PAM Bebedouro (4º distrito), Aliomar Lins (6º distrito), Pitanguinha (3º distrito), João Paulo II (2º distrito) e Oswaldo Brandão Vilela (1º distrito). Lembrando que os PAs têm plantão de 12horas (das 7 às 19h).
Em casos de pequenos cortes, convulsões, crises de asma e diabetes devem ser tratadas nos mini prontos-socorros. Os pacientes precisam procurar a urgência do HGE em casos de dor no peito, pancada na cabeça, queimaduras, acidentes graves de moto ou de carro, facadas e tiros.
No projeto há também um ponto que estabelece aos ambulatórios 24h e aos PAs informar ao Samu pelo 3315-1177 (rádio operador) a classificação de risco dos casos atendidos; pelo telefone 3315-7444, que funciona pela manhã e à noite, sobre a falta de médico na escala para evitar encaminhamento sem resolutivilidade.
Cabe ainda aos ambulatórios 24h e aos PAs melhorar suas estruturas de investigação diagnóstica, com exames laboratoriais e raio-x.
Participaram do encontro no gabinete da secretária: as médicas das SMS Adélia Pacheco e Alexandra Amélia, as médicas do HGE Mailda Oliveira (HGE) e Lorella Chiappetta, o diretor do DHU Rogério Barbosa, Maria Cristina Calado, diretora de Atendimento Pré-Hospitalar do HGE, Dulce Gonzaga, do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da SMS, a assistente social Fátima Vieira, do SAD que atende no HGE, a diretora de Atenção à Saúde (DAS) da SMS, Tânia Kátia, a médica Vânia Peixoto Ticianelli, a médica reguladora do Cora, Lys Sanches e a coordenadora de Controle e Avaliação da SMS, Fátima Torres.
Fonte: Ascom/SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário