sexta-feira, 6 de junho de 2014

Sesau vai realizar III Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador


Com o objetivo de discutir e melhorar a situação da saúde do trabalhador em Alagoas, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde do Trabalhador, realiza a partir de segunda-feira (9) da III  Conferência Estadual em Saúde do Trabalhador (CESTT). A ação,que prossegue até o dia 11 de junho, vai ocorrer no Centro de Convenções Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió.


De acordo com a diretora estadual de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Gardênia Santana, o foco principal da conferência é a implementação da política estadual de saúde do trabalhador. A diretora explicou que também serão discutidas questões relativas ao desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador, o fortalecimento da participação dos trabalhadores, da comunidade e do controle social nas ações da saúde do trabalhador.



Gardênia ressaltou que a conferência será um espaço de articulação, em que as comissões e representantes de classe irão debater o fortalecimento do controle social e o processo participativo nas ações de saúde do trabalhador. Com isso, serão propostas soluções para os problemas enfrentados pelos trabalhadores, com um olhar voltado para ações de promoção e prevenção de doenças e agravos à saúde do trabalhador.



O evento representa ainda uma preparação para a Conferência Nacional, que será realizada no período de 10 a 13 de novembro, em Brasília. “Durante a CESTT serão realizadas as discussões de temas relevantes, as prioridades e elaboradas  as  propostas para a implementação da Política Nacional e Estadual da Saúde do Trabalhador e Trabalhadora”, destacou Gardênia.



A conferência também será voltada para a evolução na assistência prestada aos trabalhadores, principalmente àqueles que vivem em situação de maior vulnerabilidade, como os inseridos em relações informais e precárias de trabalho, apontando os desafios diagnosticados pelas comissões e representantes de classe, além de propor soluções que serão encaminhadas para os gestores públicos das esferas estaduais, municipais e federal.

Fonte: Cada Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário