quarta-feira, 2 de julho de 2014

CEREST PROMOVE PALESTRA SOBRE ESTRESSE PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador em Maceió (Cerest), realizou na manhã desta terça-feira (01), uma palestra sobre estresse para os profissionais do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (Trapiche da Barra). O evento ocorreu no auditório da instituição.
A psicóloga do Cerest, Karina Moura, iniciou a palestra perguntando aos participantes o que eles entendiam por estresse o que faziam para combater os sintomas. Questões de trabalho, familiares, sobrecarga de tarefas e situação econômica foram apontados como os principais fatores desencadeadores da doença.
Profissionais da Saúde participaram de palestra
Profissionais da Saúde participaram de palestra











Karina esclareceu ainda que o estresse não deve ser associado somente a eventos ruins. “O estresse, seja ele de natureza física, psicológica ou social, é composto por um conjunto de reações fisiológicas que, se exageradas em intensidade ou duração, podem levar a um desequilíbrio no organismo. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação a situações novas. Não necessariamente ruins como se pensa, então a chegada de um novo filho, novo emprego, casa nova, podem também levar o indivíduo a situação de estresse”, explica a psicóloga.
Existem três tipos de estresse: profissional, pessoal e situacional. O profissional está relacionado à administração do peso da responsabilidade profissional, o pessoal diz respeito a características individuais e situações pessoais, como problemas econômicos, e o situacional é decorrente de circunstâncias como privação de sono e fadiga.
“Existem vários tipos de estresse e cada um deles tem uma maneira específica para ser combatida, assim como cada indivíduo reage de maneira diferente na manifestação desses sintomas”, afirma a psicóloga.
Alguns indivíduos sentem dor de cabeça, angústia, desânimo e impotência como reação ao estresse e como consequência dessa situação aparecem as doenças ocupacionais, cardiovasculares e psicológicas nos trabalhadores. Para tratar o estresse é indicado o lazer como medida profilática, terapia, exercícios físicos, dormir bem e planejamento de tempo.
“O Cerest hoje é responsável por encaminhar os trabalhadores para o tratamento dos agravos decorrentes do trabalho e o estresse é uma das principais causas de procura, principalmente porque acarreta outra série de doenças que incapacitam o trabalhador. Então nossa equipe multiprofissional está preparada para receber e encaminhar esses trabalhadores para o tratamento adequado”, finaliza a psicóloga. 
Fonte: Ascom/SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário