quarta-feira, 2 de julho de 2014

Hemoal cancela coleta de sangue em razão de problemas mecânicos na unidade móvel


Unidade móvel do Hemoal está no calçadão do comércio
Unidade móvel do Hemoal está no calçadão do comércio

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) cancelou a coleta externa de sangue programada para ocorrer nesta quarta-feira (2), no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió. O motivo foi uma pane mecânica na unidade móvel do órgão, que impossibilitou a sua locomoção.
A unidade móvel já está passando por reparos para que o problema mecânico seja sanado, segundo informou a assistente social do Hemoal, Maria das Graças Padilha. “Mesmo com o cancelamento da coleta externa, os voluntários podem comparecer aos nossos postos fixos de coleta e se candidatarem à doação de sangue”, salientou.
Em Maceió as doações podem ser realizadas no Hemoal Trapiche, situado na Rua Dr. Jorge de Lima, até às 18 horas. No Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, as doações devem ser realizadas até às 11 horas. No Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), que funciona na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, as doações podem ser feitas até às 18 horas.
Critérios para Doação - Para doar sangue é imprescindível que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e no mínimo 50 kg. No caso dos menores de 18 anos é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal .
O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Já quanto aos doadores que desejam realizar novamente o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. A doação de sangue não é permitida para gestantes e lactantes, segundo portaria expedida pelo Ministério da Saúde.
Fonte: Ascom/Hemoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário