terça-feira, 26 de agosto de 2014

CORA, UPAS, CONTRATUALIZAÇÃO

Por Maurício Gonçalves, repórter da Gazeta de Alagoas (matéria publicada na edição de 17.08.14 - Especial sobre a saúde em Alagoas)

Alagoas é um estado de coisas, ao contrário. Enfiaram a mão na Saúde pública e viraram pelo avesso. Prevenir seria melhor que remediar, mas os males de alta e de média complexidade consomem o bolo (e as migalhas) que deveria ser investido na atenção à saúde básica. Contratos milionários de hospitais e serviços estão sob suspeita.
 
Num deles, o Conselho Municipal de Saúde de Maceió suspendeu a contratualização do Hospital do Açúcar, evitando o repasse de R$ 43 milhões de saldo retroativo. Negócio comparável à assinatura de um cheque em branco, por serviços que ainda seriam realizados. Tem verba à vontade para poucos, falta para todo o restante. Pacientes com câncer são abandonados.
 
Noêmia Vieira tirou de onde não tinha para pagar mamografia e ultrassom, só conseguiu a mastectomia por ordem da Justiça. O Hospital Hélvio Auto fecha as portas para novos portadores de HIV. Em Alagoas, o SUS não realiza cirurgias cardíacas em bebês como o pequeno Juliano, de 2 meses, que não conseguia nem sugar o seio materno e morreu.
 
O Estado não cumpre a lei e o povo pede socorro à Defensoria Pública, ao Ministério Público e à Justiça para se tratar. São quase 2 mil ações por ano para conseguir remédios, exames, tratamentos e cirurgias. Em tempos de política, salvadores da pátria e soluções ardilosas se multiplicam. Da ambulância do vereador à venda de fichas no Cora, tudo pode acontecer.
 
Em Santana do Ipanema, colocaram uma placa na parede externa do hospital e, pronto, estava criada uma UPA de fachada. A porta de entrada dá acesso ao mesmo setor de emergência que sempre existiu. O macete teria garantido dinheiro para a ampliação da unidade fantasma e pagamento de 18 médicos e seis profissionais.
 
A UPA de Palmeira dos Índios foi construída, de fato, mas sobrevive com o dinheiro que deixa de ser enviado para o hospital da cidade. Cobre um santo, descobre-se a vergonha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário