terça-feira, 19 de agosto de 2014

Mais de 10 mil casos suspeitos de dengue são notificados em Alagoas

Até o momento, foram registrados 14 óbitos suspeitos da doença no estado


Por Regina Carvalho, do Gazetaweb



(Foto: Reprodução/Blog Bintulu On-line)
 
Mais de 10 mil casos suspeitos de dengue foram notificados até o dia 11 deste mês pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Até o momento, foram registrados 14 óbitos suspeitos da doença, nos municípios de Junqueiro, Maceió, Murici, Piranhas, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e Satuba, com dois deles já confirmados.

Os registros da doença estão distribuídos em 72 municípios alagoanos, sete deles em situação de alerta para epidemia: Arapiraca, Coité do Nóia, Coqueiro Seco, Feira Grande, Pilar, São Sebastião e Satuba. Todos eles, segundo a Sesau, apresentarem taxa de incidência entre 100 e 300 casos por 100 mil habitantes.

Em uma semana, em todo o estado, houve aumento de mais de 500 casos suspeitos da doença. Até o dia 4 de agosto, eram 9.763 registros da doença. Porém, dias depois, este número saltou para 10.306.

A situação mais preocupante, porém, é a observada em Penedo, pois, segundo a Sesau, o município está em situação epidêmica.

De acordo com dados do boletim informativo semanal, foram registrados 277 casos suspeitos de dengue com sinais de alarme e dengue grave, o que representa um aumento de 204,40%, comparado ao ano de 2013, quando foram contabilizados 91 casos.

Entretanto, conforme levantamento da Sesau, em comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma redução de 1,89% do número de casos clássicos de dengue. Ainda de acordo com a Sesau, 47 municípios estão em situação de risco de surto, 33 em alerta e 22 em situação satisfatória. Das mais de 10 mil notificações, mais de 5.600 foram confirmadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário