quinta-feira, 9 de outubro de 2014

CCZ PROMOVE TREINAMENTO PARA AGENTES DE ENDEMIAS

Fonte:Ascom/SMS



Agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) participaram, na manhã desta quarta-feira (08) de um treinamento na sede do órgão, que teve como objetivo capacitá-los para atuar no projeto piloto de conscientização da população para os riscos de endemias em Maceió. A localidade escolhida para ser trabalhada nesse primeiro momento foi Fernão Velho, que vai contar com um grande mutirão do dia 20 a 24 de outubro.

De acordo com Carlos Neri, gerente técnico do Programa de Roedores e Escorpiões, a localidade foi escolhida por conta do grande número de ocorrências com animais peçonhentos. “O objetivo dessa campanha é conscientizar a população que esse é um problema de saúde pública não só da gestão, mas também da população, que tem que chamar para si a responsabilidade pela limpeza de sua residência, evitando o aparecimento de animais como ratos, baratas, escorpiões e também a dengue”, explicou.

A ação terá duração de uma semana e será realizada em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental e Batalhão de Polícia Ambiental, sendo direcionada para o combate de endemias como dengue, filariose, leishmaniose, verminoses, roedores e escorpiões.



“Os agentes receberão orientações básicas não só sobre o modo de combate das endemias, mas também sobre como educar a população sobre cuidados básicos como recolhimento correto do lixo e armazenamento de água”, afirmou o gerente técnico do Programa de Roedores e Escorpiões, Carlos Neri. Ele completa ainda que nesta terça os agentes vão conhecer mais sobre a dengue, seus sintomas, orientações para evitar a doença e também sobre o programa de roedores e escorpiões e o modo de usar os equipamentos de combate.

Para Júlia Oliveira, coordenadora geral de Epidemiologia, a ação irá durar uma semana e, logo após esse período de atividades, será feito com os agentes uma avaliação sobre os pontos fortes e as dificuldades encontradas. “Além das informações técnicas para os agentes, iremos fornecer orientações de como devem ser feitas as visitas aos domicílios e estabelecimentos e a frequência que elas devem acontecer e logo após avaliar como tudo funcionou a fim e que possamos expandir esse projeto de conscientização para outras localidades do município”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário