segunda-feira, 13 de outubro de 2014

SMS inicia Semana de Ciência e Tecnologia 2014

Fonte: Ascom/SMS
 

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Foto:Marco Antônio/Secom Maceió)

 

Com o objetivo de estimular as instituições a abordar a Ciência e Tecnologia na dimensão social, como instrumento de inclusão e transformação, ocorreu na manhã desta segunda-feira (13), no auditório da Escola Municipal de Governo e Gestão Pública de Maceió (Emgesp) a abertura da 11ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SEMANACT), que esse ano contou com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”.

Participaram da solenidade, a secretária municipal de Saúde, Sylvana Medeiros; o secretario adjunto de Saúde, Eugênio Leite, a representante da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Maria Alice Gomes; a representante do Ministério da Saúde (MS), Sônia Moura, a diretora de Políticas de Desenvolvimento Tecnológico, Lenilda Austrelino e representando os expositores, Adriane Correia Andrade.
 
Foram selecionados 45 trabalhos científicos pela Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CDRH) da SMS, que trazem experiências inovadoras para a melhoria dos serviços prestados aos usuários no município. Foram recebidas inscrições das secretarias municipais, dos Conselhos Municipais de Saúde de todo estado, além de faculdades, instituições e ONGs. O evento acontece de forma simultânea em todo o país, de 13 a 19 de outubro.




Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Foto:Marco Antônio/Secom Maceió)



O início da cerimônia foi marcado pela apresentação do coral Saúde em Canto, composto por servidores da Secretaria Municipal de Saúde e sob a regência do maestro Gustavo Campos, que apresentaram aos presentes quatro peças musicais.
 
De acordo com Eugênio Leite, secretário adjunto de Saúde, além das tecnologias que servem para facilitar a vida dos usuários do SUS é necessário se pensar numa ciência do acolhimento para ser trabalhada em todas as unidades de saúde. “Todos precisamos de suporte técnico, mas isso não adianta se não houver pessoas comprometidas com a humanização do atendimento ao usuário”, afirma.
 
Já para Sylvana Medeiros, a Semana de Tecnologia é uma grande oportunidade para estimular o futuro profissional a se familiarizar com a pesquisa e também com o SUS. “A pesquisa não deve ficar apenas restrita aos muros da universidade, temos que aliar a academia ao fazer profissional. Acredito que essa semana é só o começo de muitas que virão com o intuito de melhorar o sistema, enxergando o usuário como cidadão”, explica Medeiros.
 
Palestras
 
Após a mesa de abertura, Lenilda Austrelino, diretora de Políticas de Desenvolvimento Tecnológico ministrou uma palestra sobre os 10 anos da Semana de Ciência e Tecnologia em Alagoas. A palestrante apresentou o histórico e indicadores, a equipe técnica e os trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos. “A Semana de Tecnologia busca a democratização do conhecimento, promovendo a divulgação científica que ajudará no fortalecimento das atividades desempenhadas no município”, afirma. Austrelino ressalta ainda que existe em Maceió o PPSUS (Programa de Pesquisa do SUS), ainda pouco conhecido, mas que deve ser estimulado para trazer mais práticas inovadoras da academia para a comunidade em geral.
 
Já a segunda palestra da manhã ficou por conta de Rogério Faria, secretario adjunto de Finanças, que apresentou um trabalho intitulado “Modernização e inclusão digital no serviço público”, que tem a finalidade de apresentar a automação dos serviços da Secretaria Municipal de Finanças e as medidas efetuadas para garantir que os usuários tenham acesso aos serviços.
 
O trabalho tem como objetivo resolver o problema da grande demanda do órgão por meio da tecnologia. “Temos 1.000 atendimentos diários. Criamos os serviços online para atender a todos com mais celeridade e para que os usuários não precisem passar tanto tempo esperando para realizar um procedimento simples, como por exemplo, a retirada de um boleto”, explica o palestrante. Por meio do sistema, serviços como retirada de guias de IPTU, boleto de ISS e emissão requerimentos diversos já se encontram disponíveis para os cidadãos.
 
A programação segue até o próximo domingo (19). O encerramento acontecerá dentro das atividades do Lazer na Praça, na Praça do Centenário, no Farol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário