quarta-feira, 7 de outubro de 2015

INFORMATIZAÇÃO

Palmeira dos Índios é o primeiro Município alagoano a informatizar o trabalho dos agentes da Saúde

Desde o último mês, os profissionais passaram a receber aparelhos de tablets que irão facilitar o atendimento à população durante as visitas domiciliares.
Por Ascom
Os avanços na saúde pública de Palmeira dos Índios está entre as 
prioridades da Prefeitura Municipal em relação à qualidade de vida da  população.


Além da revitalização e abastecimento de insumos nos postos,  a gestão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem buscado  alternativas inovadoras para melhorar o atendimento. Neste sentido, uma  das iniciativas mais importantes é a implantação pioneira do Sistema  AtendSaúde na cidade, que consiste na informatização das atividades dos  Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Desde o último mês, os profissionais passaram a receber aparelhos de  tablets que irão facilitar o atendimento à população durante as visitas  domiciliares, acelerando a coleta de dados e melhorando a assistência.  Segundo ressalta o prefeito de Palmeira dos Índios, James Ribeiro, o  Município é o primeiro em Alagoas implantar esta tecnologia. A entrega  dos aparelhos foi iniciada em setembro e, neste primeiro momento, 100  agentes já foram capacitados. No entanto , a expectativa é de que todos  os ACS passem a usar a ferramenta no trabalho.
“Palmeira é o primeiro a utilizar essa tecnologia em Alagoas. A ideia  principal aqui é a economia proporcionada. Temos uma população de 100  mil habitantes e necessitaríamos, em 3 meses, de aproximadamente um  milhão de impressos para as visitas domiciliares, apenas para trabalho  dos ACS. Com o uso de tablets há a economia do papel impresso e a  comodidade de material levado pelos agentes, diminuindo  consideravelmente o peso nas mochilas dos mesmos. Sendo assim, há uma  diminuição real e imediata de custos”, ressaltou James Ribeiro.
O titular da SMS, Aerton Lessa, também destacou os benefícios da  implantação do AtendSAÚDE para o Município. “Para a gestão, as melhorias  trazidas pela ferramenta são as melhores, permitindo maior rapidez e  segurança tanto para os agentes, quanto para a população. O programa  auxilia nas tomadas de decisões e possibilita ações mais eficazes, pois  as informações são repassadas em tempo real. Além da diminuição na  quantidade de impressos que teriam que ser providenciados”, colocou o  gestor.
A agente Lúcia Moraes, lotada do Posto de Saúde São Cristóvão II,  relatou a experiência com a nova forma de atender a população  palmeirense. "Sou agente há 21 anos, cumpro com meus deveres e  obrigações, sempre procuro dar o melhor de mim. Agora com a nova  mudança, com os tablets, irá facilitar nosso dia a dia. Pois,  anteriormente, precisávamos preencher bastantes papeis e agora vai ser  maravilhoso", salientou a profissional.
 

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