terça-feira, 10 de novembro de 2015

Maceió possui pontos para descarte de resíduos especiais



Maceió possui pontos para descarte de resíduos especiais

Lugar de lixo é no lixo. Com certeza, todo cidadão já ouviu essa expressão, seja em casa, na rua ou no trabalho. Mas, como toda regra tem a sua exceção, é preciso ficar atento: o descarte de alguns tipos de materiais requer um cuidado maior, já que não podem ser misturados com o lixo domiciliar. Isto acontece com os chamados resíduos especiais, que assim são definidos pelo Código Municipal de Limpeza Urbana de Maceió em decorrência do grau de agressão ao meio ambiente e dos riscos de contaminação bacteriológica e radioativa.
De acordo com o Código, há determinados resíduos que, em função da sua composição qualificativa, exigem cuidados especiais em relação ao acondicionamento, coleta, transporte e destinação final, a exemplo do lixo hospitalar, lixo industrial, materiais químicos, explosivos e corrosivos. No dia a dia, em casa ou no trabalho, o cidadão deve ficar atento ao descarte de materiais como pilhas, baterias e lâmpadas, conforme orienta a diretora de planejamento da Superintendente de Limpeza Urbana (Slum), Nadja Barros.
Slum - Ilustração - Resíduos Especiais
“Os resíduos considerados especiais têm uma destinação diferenciada do resíduo domiciliar, pois normalmente trazem perigo ao meio ambiente e à saúde da população. Deve-se ter um cuidado para que o descarte de pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e pneus seja feito de forma adequada. É importante que as pessoas estejam atentas para os lugares que esses materiais podem ser descartados”, orienta a diretora.
O descarte dos materiais citados por Nadja Barros deve ser feito em pontos específicos, diferente do lixo domiciliar que é coletado diariamente pela Slum e destinado à coleta seletiva e para tratamento no aterro sanitário. Este procedimento é chamado de logística reversa, estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, onde o recebimento do resíduo deve ser feito pelo fabricante e/ou comerciante. Sendo assim, cabe ao consumidor destiná-los adequadamente ao estabelecimento em que o material foi comprado.
Em Maceió, a população conta com diversos pontos para descarte de resíduos especiais, conforme pode ser vista na lista a seguir, disponibilizada na página da Slum no www.maceio.al.gov.br/slum/locais-de-descarte/. Confira:
PNEUS
Van Borracharia – (82) 98748-5885
Av. Djalma Fragoso de Alencar, 19, Jardim Petrópolis II, quadra F-2, Chã da Jaqueira.
ELETROELETRÔNICOS
Bio Digital – (82) 9648-7044 / 8705-9133 / 9157-8481
Rua Eliete Rolemberg de Figueiredo, 476-E – Clima Bom
SH Eletrônica – (82) 3035-5789
Av. Amélia Rosa, 979, Jatiúca
LÂMPADAS FLOURESCENTES, VAPOR DE SÓDIO, MERCÚRIO E LUZ MISTA
Qualitec – (82) 3032-3939
Rua Celso Piatti, 472, Jaraguá
Obs.: Cobra-se um valor por item.
EFLUENTES FOTOQUÍMICOS
Qualitec – (82) 3032-3939 / (82) 3313-8009
Rua Celso Piatti, 472, Jaraguá
Obs.: Cobra-se valor por item, como exceção do fixador (produto utilizado para revelação fotográfica) e chapa de Raio X.
PILHAS E BATERIAS
Qualitec – (82) 3032-3939
Rua Celso Piatti, 472, Jaraguá
LÂMPADAS
Devolver ao local onde foi comprada (lojas e supermercados)
BATERIAS DE CELULAR
Lojas das operadoras de celular
PILHAS E BATERIAS DE CELULAR
Principais redes de supermercados
Lucas Alcântara/Ascom Slum

Um comentário:

  1. Obrigada pelo serviço. Deveria ser mais divulgado para a população desta cidade.

    ResponderExcluir